ComunidadeNotícias

Alerta: vela perfumada pode liberar substâncias químicas cancerígenas

0

vela

Muitas pessoas gostam de velas perfumadas para melhorar o odor dos ambientes. Porém, acender uma vela desta pode transformar sua casa em uma armadilha mortal. Isso porque os produtos químicos presentes no perfume podem causar terríveis danos à saúde, de acordo com cientistas.

Especialistas dizem que os perfumes simples, em contato com o ar em lugares pouco ventilados, podem atingir níveis perigosos. Os testes foram realizados em seis casas semelhantes ao longo de cinco dias, pelo professor Alastair Lewis, do Centro Nacional de Ciências Atmosféricas da Universidade de York, na Inglaterra. Primeiramente, ele mediu os níveis de uma gama de “produtos químicos orgânicos voláteis” e encontrou uma série de substâncias no ar, incluindo benzeno, que vem da poluição dos veículos, e alfa-pineno, um perfume de pinho usado em muitos produtos de limpeza.

Porém, o maior problema foi o limoneno, liberado por velas perfumadas, purificadores de ar e produtos de limpeza. O limoneno é comumente usado para dar cheiro cítrico em alguns produtos. Ele é considerado tão seguro que é também utilizado como aromatizante em alimentos. No entanto, uma vez pulverizado no ambiente, ele reage com outros gases que ocorrem naturalmente no ar e cria uma substância perigosa.

O professor Lewis analisou sua reatividade e descobriu que a exposição ao ozônio, que está presente no ar em torno de nós, faz com que a cada duas moléculas de limoneno, uma molécula de um outro produto químico seja produzida: o formaldeído. Ele é usado no embalsamamento e na indústria pesada, sendo conhecido como um grande causador de câncer em seres humanos. Em altos níveis, pode afetar seriamente a saúde.

O formaldeído está mais intimamente ligado aos cânceres de nariz e garganta, e pode causar dores de garganta, tosse, olhos arranhados e hemorragias nasais. Produtos químicos em purificadores de ar, ainda por cima, incluem petrolíferos, como p-diclorobenzeno.

Segundos os especialistas, pode haver um pequeno grupo de plantas de interior que são capazes de absorver produtos químicos específicos, incluindo o formaldeído. Como parte da pesquisa, cada casa no estudo recebeu quatro plantas por seis semanas, enquanto Lewis continuava registrando os níveis de limoneno e formaldeído.

Ao longo do tempo, os níveis de limoneno no ar não diminuíram, mas os cientistas descobriram que os níveis de formaldeído caíram acentuadamente. Segundo os especialistas, algumas plantas de casa – particularmente hera (Hedera helix), gerânio, lavanda e muitas samambaias – são boas em absorver formaldeído, com base na pesquisa feita.

O pioneiro projeto de pesquisa foi auxiliado por uma equipe de especialistas da BBC da Inglaterra. Uma recente pesquisa alertou que os cigarros eletrônicos poderiam não ser muito melhores que o tabaco, já que o processo de vaporização no dispositivo poderia produzir formaldeído e outros produtos químicos cancerígenos. Especialistas dizem que mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar o fato.


Verão e Fotografia: Inscrições abertas na Alex Borghi Photography

Previous article

Homem procurado por homicídio em Newark capturado na Pensilvânia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade