NotíciasUSA

Obama denuncia retórica de Trump sobre muçulmanos

0

obama

O presidente Barack Obama denunciou na terça-feira a retórica do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, sobre os muçulmanos, considerando que é perigosa e contrária aos valores dos Estados Unidos.

“Vamos começar a tratar todos os muçulmanos americanos de forma diferente? Vamos começar a colocá-los sob vigilância especial? Vamos começar a discriminá-los por sua fé? Ouvimos essas sugestões durante a campanha eleitoral”, disse Obama em pronunciamento na Casa Branca.

A retórica antimuçulmana “faz que os muçulmanos americanos sintam que seu governo os está traindo”, afirmou, alegando que “isso trai os próprios valores que os Estados Unidos defendem”.

O massacre de domingo em uma boate gay em Orlando, cometido por um americano muçulmano de origem afegã que se “radicalizou” com a propaganda islamita extremista na Internet, jogou lenha no já explosivo debate eleitoral sobre armas, terrorismo e imigração.

Trump disse que Obama é fraco em seu enfrentamento do terrorismo, mencionando a sua recusa de rotular o grupo Estado Islâmico (EI) como “Islã radical”, além de atribuir o ataque na boate Pulse à frouxidão das autoridades e à decisão “politicamente correta” de abrir as fronteiras do país.

‘Não é uma estratégia’

“Não há magia na frase ‘Islã radical’. É um argumento político, não é uma estratégia”, replicou Obama.

“E a razão, pela qual sou cuidadoso sobre como descrevo essa ameaça, não tem nada a ver com o politicamente correto, mas com realmente derrotar o extremismo”, acrescentou.

Uma das vozes que levantou, há alguns anos, dúvidas sobre o local de nascimento de Obama, Trump insinuou que o presidente poderia ter “simpatias jihadistas”.

“Somos liderados por um homem que não é duro o suficiente, inteligente o suficiente, ou que tenha outra coisa na cabeça”, disse Trump ao canal Fox News.

“Não entende, ou entende melhor do que qualquer outra pessoa, uma das duas, e qualquer uma é inaceitável”, alfinetou.

Obama indicou que a ideia de que seu governo está confuso sobre qual é o inimigo “seria uma surpresa para milhares de terroristas que derrotamos no campo de batalha”.

Ao mesmo tempo em que continha os golpes de seus adversários políticos, Barack Obama também deu a entender que, mesmo lentamente, está-se ganhando a guerra contra o EI no Iraque e na Síria.

O número de combatentes estrangeiros que alimentam o grupo “despencou” e está nos níveis mais baixos em mais de dois anos e meio, frisou.

“O EI perdeu quase metade do território povoado que tinha no Iraque e perderá mais, e continua perdendo terreno na Síria também”, anunciou Obama, após uma reunião com sua equipe de segurança.

“Resumindo, nossa coalizão continua na ofensiva. O EI está na defensiva”, acrescentou.


Carne de vaca produzida em Newark retirada do comércio por possível contaminação por E. Coli

Previous article

Polícia encontra corpo de menino arrastado por jacaré na Disney

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias