ComunidadeNotícias

Depressão não é frescura, nem uma escolha

0

depressao

Atualmente considerada a quarta maior causa de incapacidade no mundo, a depressão é um distúrbio emocional que pode traduzir um estado de abatimento e infelicidade, sendo passageira ou permanente. Segundo Giuliana Cividanes, mestre em Psiquiatria pela Unifesp, a depressão é uma doença multifatorial, ou seja, causada por fatores genéticos, biológicos e ambientais.

Mesmo sendo uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil – dados recentes indicam que, só em São Paulo, 10,4% população investigada apresenta a doença –, a depressão pode ser um assunto muito difícil de se tratar com qualquer pessoa.

Pesquisas indicam que os homens têm muito mais dificuldade em revelar os sintomas a qualquer outra pessoa, pois associam o problema ao estigma de “masculinidade tradicional”. Sendo assim, possuem uma tendência maior a ficar em silêncio quando pensam em cometer suicídio. Já no caso das mulheres, e segundo Cividanes, as que possuem entre 25 e 35 anos de idade, solteiras, divorciadas, viúvas ou com histórico de depressão na família, apresentam uma chance maior de desenvolver o quadro.

O suicídio é uma das maiores preocupações dos familiares e amigos. A pessoa depressiva provavelmente está tendo dificuldades para conseguir passar por mais um dia, ou às vezes isso nem está passando pela cabeça dela. Então não trate o assunto de forma zombeteira ou superficial. Ao invés disso, sugira que ela tem muitas razões para viver e que você está presente para ajudá-la a redescobrir essas razões.


Nova descoberta permite diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia

Previous article

Celia, a menina que deu nome à doença que atingiu apenas 6 pessoas no mundo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade