ComunidadeNotícias

Brasileiros que outros estrangeiros que vivem no Reino Unido serão afetados com a saída da União Europeia

0

reino unido inglaterra mapaOs beneficiados pelas regras de livre circulação pelos países da União Europeia terão que se submeter à legislação nacional britânica.

Aqueles que já estão no Reino Unido com visto de trabalho, estudo ou cônjuges de britânicos pouco deve mudar. ”Quem não tinha de passar pelo crivo da imigração vai passar a ter”, disse à BBC Brasil o consultor de imigração da Associação Brasileira no Reino Unido (Abras), Ricardo Zagotto. “Aqueles que satisfizerem os critérios poderão ficar. Mas eles terão mais dor de cabeça e mais custos”, diz o consultor. Porém, ele enfatiza que “nada está claro”, porque nenhuma proposta concreta foi apresentada durante a campanha. “Não é que os europeus terão que sair do país, mas será criada uma nova burocracia e eles terão que cumprir requisitos que ainda não sabe quais serão.”

Durante a campanha, os proponentes da saída enfatizaram que preferem substituir as regras de livre circulação da UE por um sistema de pontos e cotas, como acontece na Austrália.

Nesse sistema, os imigrantes acumularão pontos de acordo com os critérios que cumprirem, e são aceitos em vagas disponíveis nas diferentes categorias de cotas. Ricardo Zagotto explica que o Reino Unido já possui um sistema baseado em categorias, que rege a entrada de estudantes, visitantes, trabalhadores qualificados e trabalhadores com pouca qualificação, por exemplo. Porém, nem todas as categorias são preenchidas, porque o livre fluxo de cidadãos da UE naturalmente atende à demanda por imigrantes. Setores que empregam mão de obra pouco qualificada, como construção civil, agricultura e limpeza, por exemplo, são tipicamente abastecidos com trabalhadores do Leste Europeu. Em teoria, muitos europeus poderiam simplesmente continuar a viver no Reino Unido dentro das novas categorias. Igualmente, explica Zagotto, cidadãos com passaporte brasileiro que querem entrar no Reino Unido poderiam ser aceitos dentro de uma dessas categorias expandidas.

A grande incógnita da equação é desvendar qual o nível de imigração que um Reino Unido fora da União Europeia comportará. No ano passado, entraram no país 330 mil imigrantes, metade deles, da União Europeia. O primeiro-ministro, David Cameron, prometeu reduzir esse número para menos de 100 mil por ano e tem estado sob forte pressão por não conseguir cumprir essa promessa.


No estado do Novo México como castigo por roubar, pais exigem que filho se mude para o jardim

Previous article

O que acontece quando se perfura a bateria de um celular?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade