MundoNotícias

Espanha: polícia prende quadrilha suspeita de estelionato em 70 países

0

espanhaA polícia espanhola anunciou no domingo (10), o que desarticulou uma quadrilha suspeita de estelionato que teria fraudado em 25 milhões de euros milhares de pessoas em 70 países, incluindo o Brasil, através de um esquema em pirâmide envolvendo investimentos em rastreadores GPS.

No total, 25 suspeitos foram detidos, 21 deles na Espanha e o restante no Brasil, na França e em Portugal, em uma operação conjunta com a agência policial da União Europeia, a Europol, afirmou a Polícia espanhola em um comunicado.

Os detidos são de nacionalidade espanhola, portuguesa e colombiana.

O grupo é suspeito de vender rastreadores GPS a pequenos investidores particulares que, dependendo da quantia aplicada, acumulavam pontos que podiam trocar por bens de luxo, como carros e casas.

“Grande parte do dinheiro (…) era destinado à promoção do estelionato, chegando a realizar em várias ocasiões grandes eventos, como viagens, shows e reuniões em grandes hotéis de maneira gratuita, onde convenciam os presentes a investir seu dinheiro”, disse a Polícia no comunicado.

“A fraude evoluiu desde o primeiro caso detectado no Brasil em 2013, se estendendo pela Europa e pela Tunísia com nomes diferentes”, acrescentou.

Mais de 8.000 pessoas podem ter sido afetadas pelo esquema.

A Polícia realizou buscas em vários imóveis em Madri e na cidade de Mérida e confiscou documentos relacionados ao esquema internacional de fraude em pirâmide, além de joias, celulares e cerca de 60.000 euros.

Os documentos revelaram também que o grupo tinha cerca de 50 contas em vários paraísos fiscais.


Quatro motivos que explicam o pior momento de Paulo Bento no Cruzeiro

Previous article

Alto índice de diagnóstico de autismo entre crianças brasileiras no Japão provoca críticas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo