ComunidadeNotícias

Segundo estudo, origem do HIV não se encontra nos chimpanzés, e sim nos gorilas

0

gorila

De acordo com uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas internacionais, a origem do vírus HIV-1, responsável por causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), em sua forma mais infecciosa, está nos gorilas do sul de Camarões, atualmente em ameaça de extinção. O estudo, publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, sugere ter finalmente resolvido esse antigo ‘mistério’.

Conforme reportado pela revista Muy Interesante, da Espanha, até o momento, se pensava que a maior parte da atual pandemia tinha passado dos chimpanzés para os humanos. No entanto, a nova pesquisa lançou uma luz sobre essa questão, descartando os chimpanzés e colocando os gorilas de Camarões como propagadores do HVI, por meio do vírus da imunodeficiência símia (SIV).

“Ambos, chimpanzés e gorilas, abrigam o vírus que é capaz de atravessar a barreira entre espécies, saltando para os seres humanos e causando doenças graves”, disse a pesquisadora Sinc Martine Peeters, coautora do estudo. O modo de transmissão mais provável entre humanos e gorilas, segundo ela, “é através da exposição ao sangue infectado durante a caça de pele de animais selvagens”.

Para chegar a essa constatação, os cientistas examinaram amostras de fezes de diferentes espécies e subespécies de gorilas encontrados em toda a África Central. A intenção era buscar anticorpos que poderiam dar pistas da presença do vírus HIV. Eles descobriram essa conexão em gorilas da planície ocidental, o que acabou colocando um fim na hipótese de que nossos vizinhos primatas chipanzés eram os responsáveis ​​pela origem do vírus que se espalhou por todo o planeta.


Médicas acadêmicas ganham US$ 20 mil/ano a menos que homens, diz revista científica americana

Previous article

Diretriz para diagnóstico de diabetes exclui metade de pacientes de risco nos Estados Unidos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade