EsportesNotícias

Karate se torna esporte olímpico finalmente

0

karate

Foi decidido nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro pelo COI a inclusão do Karate para as olimpíadas de 2020. Já fazia muito anos que o Karate tentava conquistar um espaço nos jogos olímpicos, pois encontrava muita dificuldade pelo fato da arte possuir diversas federações e estilos, o que fazia a arte não ser unificada. A decisão foi anunciada durante o 129º congresso anual da entidade, que ocorre na capital fluminense. A entidade responsável pela a inclusão do Karate nas olimpíadas é a WKF ( World Karate Federation) que está vinculada ao COI desde 1993, porém segundo a declaração do presidente da UWK (United World Karate) Richard Jorgesen, esta ação será contestada.
_________________________________________
Queridos amigos:

Como sabem, em 19 de Julho, 2016, eu apareci no Tribunal da Suíça em Lausanne sobre a questão da discriminação e promoção de Karate para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. O Sr. Liviu Crisan, 1º Vice-Presidente também apareceu no processo como testemunha.

O objetivo da ação judicial era adquirir procedimentos de emergência para exigir que o COI intervenha na disputa entre WKF e United World Karate para garantir que Karate foi devidamente representado nos Jogos Olímpicos de 2020, caso o COI apoiar o avanço de Karate para os Jogos Olímpicos .

A nossa posição nesta ação judicial foi de afirmar que WKF não representa o karate – que representa apenas o Sport Karate da WKF, que é uma parte muito pequena do Karate a nível mundial. UWK acredita que Karate devem ser unificados e que mais eventos que são representativos da diversidade dentro de Karate devem ser incluídos em qualquer proposta Jogos Olímpicos. Obviamente, WKF discorda como eles acreditam que iriam perder o controle e benefício financeiro se os outros estão incluídos.

Esta é uma distinção importante entre UWK e WKF. UWK quer unificação de apoio a todos os praticantes de karatê. WKF não. Ela só quer apoiar seu próprio esporte Karate nos Jogos Olímpicos – abandonando milhões de atletas de Karate apaixonados em todo o mundo. UWK vai continuar a lutar contra esta injustiça e pedimos o seu apoio.

Atenciosamente,
Richard Jorgensen,
Presidente da United World Karate
__________________________________________
No mesmo dia, em que o Karate foi aprovado, Jonas Correia Filho, professor de karate da Traditional Karate of Newark, foi nomeado pela USAKF ( United States of America Karate Federation) para ser o único técnico nacional pelos EUA para o Campeonato Panamericano de 2017 e o Campeonato Mundial 2018 na Escócia para atletas da regra tradicional (Shobu Ippon), enquanto haveria mais cinco técnicos para a regra de 3 pontos (shobu sanbon). Jonas Filho achou que a decisão da Federação será uma excelente oportunidade para que os alunos de Karate de Newark possam ter a oportunidade de competir a nível internacional.
Jonas Filho vice-campeão Pan-Americano e que representou os EUA no Mundial na Irlanda neste ano, irá ser o responsavel pelo programa de treinamento e seleção dos atletas que irão representar os Estados Unidos no Mundial e no Panamericano que começará e setembro. O programa pode incluir até alunos novatos, considerando o fato que nestes eventos também existem categorias para inciantes de todas as idades.
A Traditional Karate Of Newark fica na 109 Monroe st suite 202. Telefone (862)262-5380. www.traditionalkarateofnewark.org


Marcelo comemora meta alcançada, mas ainda vê time carente de ajustes

Previous article

Polonesa de 80 anos seduzia homens de sua idade para roubá-los

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes