ComunidadeNotícias

Você tem olhos castanhos? Saiba que você tem algo muito especial. Descubra!

0

olho-castanho

A espécie humana possui polimorfismo, isto é, podemos ter diferentes cores de peles, olhos e cabelos e tudo isso está relacionado à genética evolutiva, além de estar diretamente ligado à quantidade do pigmento melanina no corpo. Sendo assim, quanto mais melanina, mais escuros serão olhos, cabelo e pele.

Porém, o modelo de beleza europeu (pele, olhos e cabelos claros) muito admirado no mundo, criou uma espécie de padrão entre as pessoas e acabou inferiorizando as demais. Nesse caso, pessoas de olhos claros, geralmente são consideradas “melhores” do que as de olhos castanhos.

Porém, uma pesquisa realizada por cientistas e psicólogos da Universidade Carlos de Praga, na República Tcheca e publicado pela revista científica PLOS One, comprovou que as pessoas de olhos castanhos são muito especiais. De acordo com o estudo, mulheres de olhos castanhos são tidas como as mais confiáveis, enquanto que homens de olhos azuis foram relacionados a casos de maior desconfiança.

O estudo também revelou que pessoas de olhos castanhos podem ser mais enérgicas e compassivas, capazes de ter mais empatia com a dor alheia. Além disso, por causa da confiança atribuída a cor dos olhos, elas possuem maior facilidade para fazer amigos, sendo mais sociáveis. São pessoas consideradas lutadoras, generosas e apaixonadas pela vida.

No entanto, o mesmo estudo sugere que o formato do rosto também é um fator que influencia: a cor dos olhos e formato do rosto foram comparados para verificar qual tinha mais peso na percepção das pessoas. Foram analisados os ossos da bochecha, a distância entre os lábios e as sobrancelhas além da proporção entre largura e comprimento do rosto. Em suma ficou comprovado que são as características presentes no rosto de uma pessoa de olhos castanhos que criam essa impressão de confiança.

E não para por aí, os olhos castanhos também já foram alvo de uma pesquisa que comprovou que são mais resistentes aos raios UV e que estão relacionados a pessoas com melhores reflexos, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Louisville. Porém, se você possui olhos claros e se sentiu menosprezado pelo conteúdo da matéria, saiba que em outro estudo publicado pela PLOS One, foram encontrados vínculos entre mulheres caucasianas de olhos claros e uma maior tolerância a dores, angústias, ansiedade pós-parto e menores índices de depressão.


Metal causador de câncer encontrado na água potável em New Jersey

Previous article

Kelloggs remove Eggo Waffles do mercado por risco de Listeriose

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade