Dr. Roshin responde as perguntas dos leitores

Dr. Roshin responde as perguntas dos leitores
17 novembro 10:08 2016 Imprimir

dr_roshin“Olá doc. Como você está? Posso falar com você um pouquinho por favor? Eu gostaria de falar cm você porque tenho uma pergunta importante para fazer”. (Mr SPinoy, Philippines)

Caro Mr. SPinoy,

Fico feliz que pudemos conversar pelo Facebook no último fim de semana, 11 de novembro de 2016, sobre sua terapia anti-retroviral (chamada HAART). Você mencionou que sua terapia HAART consiste em Aluvia com Efavirenz. Aluvia é uma pílula combinada de Lopinovir / Ritonavir e Efavirenz é um medicamento não-nucleotídeo inibidor da transcriptase reversa (NNRTI). Sua pergunta é se este regime de medicação está correto para continuar a combater o vírus HIV.

As últimas diretrizes HAART sugerem que, se um paciente tem uma contagem de CD4 inferior a 500, essa pessoa poderia ser colocada em um dos seguintes três regimes de medicação.

1) 2 NRTI (inibidor nucleosídeo da transcriptase reversa) + 1 PI (inibidor da protease)
2) 2 NRTI + Efavirenz
3) 2 NRTI + 2 PI

As medicações NRTI incluem Zidovudina (também chamado AZT), Didanosine, Stavudine, Lamivudine, Tenofovir), e os medicamentos NNRTI incluem Efavirenz, Nevirapina, Doravirina, Etravirine e Delavirdine. PI (Inibidores de Protease) não estão limitados aos seguintes que incluem simeprevir, lopinovir, ritonavir, boceprevir, darunavir, telaprevir, fasamprenavir, indinavir, saquinavir.

Quando perguntei qual era a sua última contagem de CD4 e carga viral, você disse que “verificará novamente esses níveis em dezembro de 2016”. Você também mencionou que a contagem CD4 subiu 100 pontos desde a última vez. Embora as orientações atualizadas mudariam sua terapia HAART, minha recomendação é que você fique no tratamento que combina Aluvia + Efavirenz. Por que, você pode estar se perguntando? Para se tornar mais saudável e por ter AIDs e seus efeitos colaterais, o médico quer contagem de CD4 do paciente para verificar se a carga viral aumentou ou diminuiu. Assim, enquanto a contagem de CD4 continuar a aumentar a carga viral continuará a diminuir, portanto permaneça neste regime de terapia anti-retroviral. Além disso, você mencionou “não ter” quaisquer sintomas adversos, tais como erupções cutâneas, confusão, condições neurológicas, etc, ao tomar seus medicamentos atuais. Assim, você deve ficar neste protocolo HAART. Seus medicamentos estão tornando você mais saudável e proporcionando-lhe uma vida mais longa.

Finalmente recomendo que visite o seu médico, procure aconselhamento e tome uma decisão que seja melhor para você. Estou agradecido pela sua confiança na minha opinião. Deus te abençoe e Deus abençoe as Filipinas.

Respeitosamente,

Dr. Roshin

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.