Dez programas de bolsas no exterior para brasileiros em 2017

Dez programas de bolsas no exterior para brasileiros em 2017
12 janeiro 17:00 2017 Imprimir

bolsas de estudo

O sonho de estudar no exterior nunca esteve tão ao alcance dos brasileiros como agora. São dezenas de ofertas de bolsas de estudo, divulgadas por meio de editais, para cursos de graduação e, sobretudo, pós-graduação, em faculdades e universidades do mundo todo. As bolsas contemplam as mais diversas áreas, que vão das humanidades, passando pelas ciências exatas e biológicas, com programas de formação muitas vezes voltados não só para a pesquisa, mas também para o mercado e para a capacitação profissional. Confira.

1 – Agcid – Cooperación Chilena para el Desarollo (Chile): A agência chilena oferece vários programas de financiamento para cidadãos da América Latina, Caribe e alguns países da África do Sul. São cursos de pós-graduação (mestrado) e de capacitação. (Francisco Osorio/Flickr) Informações: http://www.agci.gob.cl/index.php/becas/becas-para-extranjeros.
2 – Scholarships for non-Canadians (Canadá): Para quem se interessa em cursar pós-graduação ou realizar pesquisas no Canadá, o programa oferece várias ofertas de bolsas e programas de financiamento. (denisbin/Flickr) Informações: https://w03.international.gc.ca/scholarships-bourses/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx.

3 – JET Programme (Japão): Oferecido pelo governo do Japão, o programa é uma forma de promover o intercâmbio cultural com outros países, em especial o Brasil. Os contemplados são contratados como funcionários públicos e passam a ter a função de divulgar a cultura brasileira por meio de palestras, aulas de português ou servindo como tradutor e intérprete. (Moyan Brenn/Flickr) Informações: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/jetprogramme.html.

5 – Projeto IBRASIL – Programa Erasmus Mundus (Europa): Concedidas para brasileiros e europeus em geral, as bolsas de estudo desse programa (graduação, doutorado e pós-doutorado) são uma oportunidade para que os estudantes frequentem faculdades e universidades da Europa integrantes da rede IBRASIL, que por sua vez é financiada pela Comissão Europeia. (Camille Stromboni/Flickr) Informações: http://www.ibrasilmundus.eu/.

6 – Fundação Renault (França): A entidade, ligada ao setor automobilístico, disponibiliza bolsas para estudantes do Brasil em instituições de ensino superior francesas para mestrado nas áreas de Mobilidade, Transporte e Desenvolvimento Sustentável, entre outras, além de MBA. (Eleazar/Flickr) Informações: https://www.fondation.renault.com/.

7 – Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal): Seja como doutorado ou sob a forma de um livro publicado, as bolsas Gulbekian de Investigação em Cultura Portuguesa para estrangeiros em Portugal abrangem as áreas de Literatura, Ciência Política, História e História da Arte (sempre focadas na cultura portuguesa, vale lembrar). (Ann Wuyts/Flickr) Informações: http://www.gulbenkian.pt/Institucional/pt/Apoios/BolsasGulbenkian.

8 – Vlir-Uos Scholarships (Bélgica): Através desse programa, estudantes brasileiros podem candidatar-se a uma bolsa de mestrado em universidades belgas. (Les Haines/Flickr) Informações: http://www.vliruos.be/6260.aspx.

9 – DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Alemanha): Oferece programas de pós-graduação em várias áreas, com bolsas de estudos para Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música, entre outras áreas. Há ainda a possibilidade de o estudante adquirir ou não um título acadêmico numa instituição alemã de ensino superior. (Jörg Schubert/Flickr) Informações: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

10 – Orange Tulip Scholarship Brazil (Holanda): Este programa é voltado a estudantes brasileiros que possuem excelência acadêmica. As bolsas oferecidas por esse programa são para cursos em inglês. (brent simpson/Flickr) Informações: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship.

 

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.