BrasilNotícias

Ladrão internacional de ovos raros está foragido depois de ter prisão decretada no Brasil

0

ladraoA informação foi confirmada por autoridades brasileiras à BBC Brasil. Ex-soldado do Serviço Aéreo Especial, unidade das Forças Armadas do Reino Unido, o irlandês nascido no Zimbábue Jeffrey Lendrum, de 55 anos, foi condenado por transportar sem autorização ovos de falcão peregrino, espécie ameaçada de extinção.

Na ocasião, a prisão dele teve grande destaque ao redor do mundo. Ele havia sido detido em outubro de 2015 pela polícia no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a partir de uma denúncia do Ibama, quando tentava embarcar com o material em um voo para a Johanesburgo, na África do Sul, com escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Em Dubai, onde a falcoaria é considerada um esporte nacional, Lendrum pretendia vender cada ovo por cerca de 5 mil libras (R$ 20 mil, em valores atuais) no mercado negro. Na bagagem dele, além de quatro ovos, havia três incubadoras e material de escalada. Quando foi detido, Lendrum afirmou que os ovos eram de galinha. Mas depois confessou à polícia brasileira tê-los roubado em Santiago, no Chile. Eles foram devolvidos ao país de origem.

Pouco depois de ser preso, em dezembro de 2015, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal por crime ambiental e condenado a uma pena de quatro anos e seis meses de prisão. Mas pôde recorrer da decisão em liberdade.

No entanto, como descumpriu a medida de comparecer a cada dois meses à Justiça para comprovar endereço e justificar atividade, a Procuradoria Regional da República da 3ª Região (SP e MS) pediu a prisão preventiva de Lendrum ─ decretada em outubro do ano passado, junto com o julgamento da apelação, que manteve a condenação. Segundo a Justiça Federal de São Paulo, há mandados de prisão expedidos contra o irlandês na Interpol, a polícia internacional.

A Polícia Federal também confirmou que Lendrum está foragido. Antes do Brasil, Lendrum já havia cumprido pena no Canadá, Reino Unido e Zimbábue pelo mesmo crime. Autoridades dizem acreditar que Lendrum usa táticas que aprendeu quando era militar para roubar os ovos raros, localizados em áreas de difícil acesso. A retirada de ovos de rapina é uma atividade complexa, que exige conhecimento específico. Falcões peregrinos só depositam ovos em penhascos de pedra. Além disso, é preciso saber o tempo certo de retirá-los dos ninhos.


Anvisa aprova remédio à base de maconha pela primeira vez no Brasil

Previous article

Citado 19 vezes: Brasil lidera ranking de propinas nos Estados Unidos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil