NotíciasUSA

Ex-presidente Obama é a favor que o país trate a maconha com o mesmo tipo de controle que o álcool e o cigarro

0

obama

O ex-presidente Barack Obama, disse em entrevista à revista “Rolling Stones”, que a maconha deveria ser tratada com a mesma seriedade do álcool e o cigarro, ou seja, como assunto de saúde pública.

Em uma de suas últimas entrevistas como chefe de Estado norte-americano, Obama disse que é “insustentável” a situação atual da maconha no país, com alguns estados que a legalizaram apenas para fins terapêuticos, outros que a despenalizaram totalmente, também para fins recreativos, e outros que a continuam proibindo em qualquer situação.

“Eu sempre fui muito claro sobre a minha crença que nós devemos desencorajar o abuso de substâncias. E eu não sou uma pessoa que acredita que a legalização é uma panaceia. Mas eu acredito que tratar [a maconha] como um assunto de saúde pública, do mesmo modo como nós tratamos cigarros e álcool, é o jeito mais inteligente de lidar com isso”, afirmou ele.

Obama, no entanto, disse que, mesmo que seja mais esperto pensar em maconha como tema de saúde pública, não será nada fácil fazer com que isso se torne realidade, explicando que o assunto não pode ser resolvido simplesmente com um “decreto presidencial”.

“Tipicamente, o modo no qual essas classificações são mudadas não são através de decretos presidenciais, mas sim legislativamente ou através do DEA, agência antidrogas. Como você pode imaginar, o DEA, cujo trabalho é historicamente reforçar as leis relacionadas às drogas, nem sempre estará na frente sobre esse assunto, na vanguarda”, explicou Obama na entrevista.

Em agosto deste ano, o DEA rejeitou uma série de petições para retirar a maconha de sua lista das drogas mais perigosas – que inclui substâncias como a heroína (responsável por matar milhares de americanos anualmente por overdose) e ecstasy. Ao mesmo tempo, substâncias classificadas por especialistas como extremamente nocivas devido aos riscos de vício e overdose, como a cocaína e a metanfetamina, foram mantidas em uma categoria abaixo daquela em que a maconha está sendo assim, consideradas menos perigosas do que a erva.

 


‘Okaida’ e ‘Estados Unidos’ travam guerra dentro e fora das cadeias no Nordeste brasileiro

Previous article

Batidas de ICE: Onde buscar ajuda ou informação

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias