radio mega



Ex-presidente Obama é a favor que o país trate a maconha com o mesmo tipo de controle que o álcool e o cigarro

16/fev/2017 . 10:51


obama

O ex-presidente Barack Obama, disse em entrevista à revista “Rolling Stones”, que a maconha deveria ser tratada com a mesma seriedade do álcool e o cigarro, ou seja, como assunto de saúde pública.

Em uma de suas últimas entrevistas como chefe de Estado norte-americano, Obama disse que é “insustentável” a situação atual da maconha no país, com alguns estados que a legalizaram apenas para fins terapêuticos, outros que a despenalizaram totalmente, também para fins recreativos, e outros que a continuam proibindo em qualquer situação.

“Eu sempre fui muito claro sobre a minha crença que nós devemos desencorajar o abuso de substâncias. E eu não sou uma pessoa que acredita que a legalização é uma panaceia. Mas eu acredito que tratar [a maconha] como um assunto de saúde pública, do mesmo modo como nós tratamos cigarros e álcool, é o jeito mais inteligente de lidar com isso”, afirmou ele.

Obama, no entanto, disse que, mesmo que seja mais esperto pensar em maconha como tema de saúde pública, não será nada fácil fazer com que isso se torne realidade, explicando que o assunto não pode ser resolvido simplesmente com um “decreto presidencial”.

“Tipicamente, o modo no qual essas classificações são mudadas não são através de decretos presidenciais, mas sim legislativamente ou através do DEA, agência antidrogas. Como você pode imaginar, o DEA, cujo trabalho é historicamente reforçar as leis relacionadas às drogas, nem sempre estará na frente sobre esse assunto, na vanguarda”, explicou Obama na entrevista.

Em agosto deste ano, o DEA rejeitou uma série de petições para retirar a maconha de sua lista das drogas mais perigosas – que inclui substâncias como a heroína (responsável por matar milhares de americanos anualmente por overdose) e ecstasy. Ao mesmo tempo, substâncias classificadas por especialistas como extremamente nocivas devido aos riscos de vício e overdose, como a cocaína e a metanfetamina, foram mantidas em uma categoria abaixo daquela em que a maconha está sendo assim, consideradas menos perigosas do que a erva.

 

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Denúncia: Imigrantes detidos em prisão da Califórnia comiam carne podre

Denúncia: Imigrantes detidos em prisão da Califórnia comiam carne podre

Uma inspeção interna cujos resultados foram divulgados na terça-feira, revelou que centenas de imigrantes detidos em uma prisão no Condado  de Orange, Califórnia, recebiam comida em péssimas condições, banheiros mofados e não tinham direito a fazer ligações telefônicas.

A história da mulher com células imortais que salvam vidas há 60 anos

A história da mulher com células imortais que salvam vidas há 60 anos

O ano de 1951 marcou o início de um grande avanço para a biotecnologia. Tudo começou com a chegada de uma mulher de origem humilde a um hospital nos Estados Unidos. As células dela revolucionariam a ciência médica.

Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudo

Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudo

A pesquisa, publicada no Periódico Americano de Medicina Preventiva, aponta que acessar sites como Twitter, Facebook e Snapchat por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado.

Retina artificial que pode restaurar a visão, poderá ser implantada em humanos ainda este ano

Retina artificial que pode restaurar a visão, poderá ser implantada em humanos ainda este ano

Cientistas desenvolveram um implante de retina que pode restaurar a visão perdida em ratos, e estão planejando fazer esse procedimento em seres humanos ainda este ano.

‘Pai da internet’ lança apelo para combater notícias falsas na web

‘Pai da internet’ lança apelo para combater notícias falsas na web

O físico britânico Tim Berners-Lee, que idealizou e inventou a World Wide Web (WWW) lança um apelo para combater o uso indevido de dados pessoais e as notícias falsas que circulam pela internet.

leia mais

BP Vídeos

Conecte-se!