Imigrantes sem recorde penal detidos por ICE?

Imigrantes sem recorde penal detidos por ICE?
16 fevereiro 10:58 2017 Imprimir

presos imigrantes

O pastor Fred Morris olhou seus paroquianos no domingo num momento em que a notícia circulou que as autoridades fizeram detenção dos imigrantes ilegais no cumprimento da promessa feita pelo presidente Donald Trump durante a campanha eleitoral.

Os fiéis não sorriam, como de costume nas missas de domingo. Eles olharam para o chão.

“Há muito medo. É mais palpável. Ele se espalha. As pessoas estão aterrorizadas”, disse Morris, cuja Igreja Metodista Unida é principalmente vizinha de latino-americano em Los Angeles. “Eles se sentaram sem falar do medo.”

Durante dias o medo e confusão tomaram conta das comunidades de imigrantes sem autorização de residência após a notícia se espalhar de que os agentes federais estavam detendo centenas de imigrantes em todo o país. Não estava claro o alcance dessa campanha.

Defensores imigrantes não autorizados e advogados de imigração se esforçaram para conter o pânico e a organização de seminários e campanhas através de redes sociais para informar as pessoas dos seus direitos.

Serviço de Imigração e Alfândegas disse que as prisões eram “de rotina” e seguiu as orientações que ocorreram durante o governo de Barack Obama a procurar pessoas com antecedentes criminais ou mais violações das leis de imigração.

Trump se vangloriou da campanha no Twitter.

“As medidas contra os criminosos ilegais cumprir a minha promessa feita durante a campanha” eleitoral, escreveu o presidente. “Estamos expulsando membros de gangues, traficantes de drogas e outros.”

Os ataques envolveram cerca de 200 pessoas nas Carolinas e Georgia, mais de 150 em Los Angeles e 40 em Nova York, como foi confirmado pelo serviço de imigração, conhecido pela sigla ICE. Os presos incluíam um membro de gangue e traficante de drogas salvadorenho brasileira, disseram as autoridades.

Uma década atrás, as autoridades de imigração que procuram indivíduos específicos, muitas vezes impediram que as pessoas que estavam com ele foram amplamente questionadas pelos defensores de imigrantes ilegais. Sob a administração Obama, as autoridades concentraram-se quase exclusivamente em pessoas que se tornaram um perigo.

Trump assinou uma ordem executiva em poucos dias de tomar posse, em que ele deixou claro que quase todos os estrangeiros que não têm autorização de residência podem ser deportados.

Ativistas citam o caso de Manuel Mosqueda, um pintor de casas de 50, como um exemplo de agentes do ICE está indo muito mais longe.

Na Virgínia, agentes foram para um apartamento em busca de uma pessoa detida e de todos aqueles que estavam no lugar, exceto por uma mulher que tinha um bebê em seus braços, de acordo com Simon Sandoval-Moshenberg, diretor jurídico do ramo organização norte da defesa Virginia de imigrantes sem papéis Legal Aid Centro de Justiça.

“Isto é o que está acontecendo: alguém bate na porta, perguntam sobre uma pessoa e as pessoas estão com medo”, disse Tessie Borden, um ativista de Los Angeles. “Eles param todos e dizem ‘mais tarde esclarecer as coisas.” Mas as coisas claras podem significar que as famílias são separadas e sistemas de apoio dessas pessoas são interrompidos “.

Para suportes de políticas de imigração Trump, as prisões são uma boa notícia.

“A coisa mais importante é deixar saber que eles estão impondo novas leis de imigração”, disse Mark Krikorian, diretor executivo do Center for Immigration Studies, um grupo de estudos para maior controle de imigração.

Defensores dos imigrantes dizem que muitos deles têm medo de mandar seus filhos para a escola e ir à igreja, para o trabalho ou para um hospital. Rumores que colocam medo muito mais rápido do que a verdade do que está acontecendo propagação.

“Quando um homem caminha com uma placa branca na mão, todo mundo se tranca em seu apartamento”, disse Sandoval-Moshenberg. Um caso que gerou muito medo era Guadalupe Garcia Ray, que tem dois filhos e há quase dez anos se declarou culpado de ter usado uma identidade falsa para conseguir um emprego na limpeza. O governo decidiu não deportá-la.  Para os partidários das políticas imigratórias de Trump, as detenções são uma boa notícia.

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.