ComunidadeNotícias

Dupla do Rio: 27 Anos de Carnaval Sambando na Perna de Pau

0

dupla do rio carnaval (8)

Texto: Ellen Soares / Fotos: Cristina Vasconcellos

Eles tem charme, estilo e muita energia e há 27 anos, abrem os desfiles das grandes escolas, na Passarela do Samba. Raul Farias Lima e Iza Xavier formam a Dupla do Rio – casal de mestre-sala e porta-bandeira da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Riotur. Evoluindo nos 700 metros do Sambódromo, sambando na perna de pau.

O casal é perfeito como anfitrião da maior festa popular do mundo, medianos em estatura, se transformam em gigantes das pernas de pau, cheios de energia. O aperitivo ideal para o maior show da terra, onde tudo é imenso: o espaço, os carros alegóricos e as fantasias. Eles preparam o telespectador para o incrível espetáculo que vai acontecer.

A História da dupla se confunde com a do Sambódromo, e do carnaval carioca – onde já deixaram sua marca. Provando que unir arte circense e cultura popular ‘dá samba’: criatividade com a cara do Rio.

dupla do rio carnaval (7)

Sempre a frente da primeira escola a se apresentar, eles abrem os desfiles, encantando a plateia com uma performance pouco comum: giram e sambam, ignorando a possibilidade de queda. Pode parecer simples mas, não é nada fácil se equilibrar sobre pernas de pau e menos ainda sambar sobre elas, percorrendo uma longa distância. Exige força muscular, grande equilíbrio e muita autoconfiança.

O CASAL DA PERNA DE PAU

O que muitos desconhecem, é que a longa, próspera e bem sucedida parceria da Dupla do Rio, não é só profissional e artística: eles são casados há anos e tiveram três filhos – o mais velho deles com 19 anos.
A equipe do Brazilian Press conversou com os artistas que curtiam o carnaval no Camarote da Riotur depois da apresentação.

dupla do rio carnaval (1)

Iza diz que 27 anos sobre a perna de pau é uma dádiva, uma missão: ‘a agente ama essa avenida, a gente ama o público e o povo. E a voz do povo é a voz de Deus.” Raul explica que fazer parte do carnaval é sempre uma alegria muito grande, um prazer e um amor, do fundo do coração”. Conclui. O casal simpatia, lembra com bom humor um grande sucesso da Cantora Alcione,” Não deixe o Samba morrer”, Iza diz que a música parece ter sido feita pra eles e canta:

” Quando eu não puder pisar mais na avenida

Quando as minhas pernas não puderem aguentar

Levar meu corpo junto com meu samba

O meu anel de bamba entrego a quem mereça usar

Quando eu não puder pisar mais na avenida

Quando as minhas pernas não puderem aguentar

Eu vou ficar no meio do povo espiando

Minha escola perdendo ou ganhando

Mais um carnaval

Antes de me despedir Deixo ao sambista mais novo

O meu pedido final”.

 

ORIGEM DAS PERNAS DE PAU

Alguns afirmam que os romanos foram os inventores da perna de pau, criadas para atravessar terrenos alagados. Também existem referência quanto ao uso de agricultores para facilitar a colheita de frutas, pincipalmente na Itália. A partir da Idade Média tornaram-se divertimento popular e foram incluídas na arte circense. Os pernas de pau – também chamadas de andas – tem origem bastante remota e está ligada às mitologias e práticas religiosas de diversas culturas de todo mundo.

Na África, até hoje, as pernas são usadas em certos ritos de iniciação, cerimônias em que os jovens de uma tribo são admitidos no mundo dos adultos. Em outros, só feiticeiros podem usar.

dupla do rio carnaval (3) dupla do rio carnaval (2) dupla do rio carnaval (6) dupla do rio carnaval (5)


Portela: A “Majestade do Samba” conquista o Carnaval do Rio

Previous article

Social Press . 09/03/2017

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade