ComunidadeNotícias

Médico brasileiro que ajudou na remoção de tumor gigante de criança comemora: ‘Gratificante’

0

medico brasileiro

Um médico de Santos fez parte da equipe que tirou um tumor de 2,5 quilos do rosto de uma menina brasileira de três anos, nos Estados Unidos. O cirurgião buco-maxilo-facial Celso Fernando Palmieiri Jr. está há 10 anos em terras americanas e, ao saber do caso, fez de tudo para ajudar a menina a voltar a ter uma vida normal. Ele conta que curar uma brasileira com os recursos americanos trouxe satisfação e alegria, ainda mais estando bem longe do seu país.

Palmieri mora há quase dez anos nos Estados Unidos. Ele fez uma entrevista para trabalhar no hospital LSU Health Shreveport. Aprovado, mudou-se com a esposa e os três filhos para Shreveport, no estado de Louisiana. Em 2016, ele conta que estava lendo notícias na internet quando se deparou com o caso da menina Melyssa Delgado Braga, de Guarulhos. Desde um ano e dois meses, ela lutava contra um tumor agressivo, que atingia cabeça e pescoço.

“Eu comecei a ler e ver que poderia ajudar a menina. Meu chefe tem bastante experiência com tumores grandes e raros. Mandei uma foto dela para ele e vi se poderíamos ajudar no tratamento. Ele falou que sim e me deu o ok para atender”, conta o médico em entrevista. A equipe que trabalha com Palmieri é composta por médicos especialistas em tumores grandes e em pescoço e cabeça, sob o comando do professor e presidente do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Centro de Ciências da Saúde Shreveport da LSU, Dr. G. E. Ghali.

Além da cirurgia, o hospital ofereceu um apartamento para que a família se hospedasse durante todo o período em que Melyssa ficasse nos Estados Unidos.  Todo o tratamento oferecido pelo hospital custaria, aproximadamente, entre US$ 300 e 500 mil.

Melyssa viajou com os pais e um irmão no dia 9 de dezembro para os Estados Unidos, onde foi submetida a uma série de exames e passou pela cirurgia no dia 20 de dezembro.

De acordo com o médico, o tumor foi removido e parte da mandíbula também teve que ser retirada, onde foi colocada uma placa de titânio. Após a cirurgia, Melyssa ficou internada no Hospital LSU. A menina ficou sob os cuidados médicos nos Estados Unidos até o fim de janeiro, quando retornou ao Brasil com os pais e com o rosto reconstituído. Segundo Palmieri, a cirurgia foi bem-sucedida e o tumor foi retirado com uma margem de segurança. A menina pode ter uma vida normal e alguns cuidados para que não tenha quedas ou algum trauma na região da mandíbula.

Para ele, que continua nos Estados Unidos, a cirurgia poderia ser feita no Brasil porque há médicos cirurgiões e estruturas hospitalares preparadas para isso. Porém, poder realizar uma cirurgia deste porte e melhorar a vida de uma brasileira em terras americanas foi uma grande experiência.


Organizações defensoras dos imigrantes oferecem orientações para indocumentados sobre deportações

Previous article

Ezequiel se diz orgulhoso por ver irmão em atividade no jogo-treino do Cruzeiro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade