ComunidadeNotícias

Organizações defensoras dos imigrantes oferecem orientações para indocumentados sobre deportações

0

oferecem

Várias organizações defensoras dos imigrantes na cidade de New York e o resto dos Estados Unidos estão fazendo palestras de capacitação que oferecem conselhos táticos para quem teme ser deportado. As palestras são feitas como uma maneira de os preparar para o que acreditam que seja uma campanha de repressão contra os imigrantes sem residência legal.

Entre os conselhos que oferecem estes grupos está o de manter a porta fechada se os agentes de imigração baterem. Em caso de serem detidos, recomendam não dar nenhuma outra informação além do nome, não assinar nada definitivamente e evitar criar problemas o máximo possível caso encontrem com os agentes do ICE.

As sessões informativas, chamadas “conheça seus direitos”, estão sendo amparadas também por alguns grupos no Novo México e El Paso.

A ideia, disseram os organizadores, é orientar os imigrantes sobre como se sair bem caso tentem detê-los, utilizando principalmente táticas para evitar que os agentes saibam de algo que desconhecem sobre eles. O governo não pode deportar alguém a menos que possa provar que está ilegalmente no país.

Durante um dos encontros, na terça-feira no Queens, umas duzentas pessoas escutaram Yaritza Méndez, coordenadora do grupo defensor dos imigrantes Make the Road New York. Méndez falou dos vários métodos usados pelos agentes do ICE para encontrar uma pessoa e o que fazer se baterem à porta.

Mesmo as pessoas que residem ilegalmente no país têm direitos constitucionais, afirmou Méndez, como os de não se sujeitarem a mandados de busca abusivos ou confiscações ilógicas, não responder perguntas e não assinar nenhum documento sem falar primeiro com um advogado.

Vários voluntários participaram de uma simulação. Eles riram quando uma mulher vestindo um colete com as letras “ICE” entrou na sala depois de bater bem forte na porta.

A senhora sentada na parte de trás perguntou. Se os agentes de imigração chegarem à sua porta, e se você abrir a porta um pouco, mas mantiver a corrente de segurança?

“Não faça isso”, disse Mendez. Nunca. Isso também é um conselho que dão os advogados de defesa aos seus clientes, porque assim permitem que um agente lhes entregue um documento chamado “causa provável”, com isso eles podem entrar sem um mandado.

Outras dicas oferecidas durante a sessão: certifique-se de que as ordens apresentadas tenham o endereço e nome correto e estão assinados por um juiz. Não fornecer informações voluntariamente. Não mostrar aos oficiais qualquer documento falso, pois isso é um crime que poderia criar-lhes problemas muito maiores.

É também recomendado que se preparem para o pior. Por exemplo, os pais em risco de prisão devem ter um local disponível para qualquer um cuidar de seus filhos, melhor do que ter problemas de última hora à procura de alguém com documentos em caso de emergência.


Amigos unidos em prol de Johnson Bispo

Previous article

Médico brasileiro que ajudou na remoção de tumor gigante de criança comemora: ‘Gratificante’

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade