ComunidadeNotícias

Você sabe para que serve aquele cilindro no cabo do laptop?

0

cilindro laptop

Apesar de não se tratar de uma peça que chame muita atenção, você já deve ter notado essa curiosidade.

Os cabos de alimentação de energia, que servem para recarregar laptops, além de fios de monitores ou até mesmo de maquinas fotográficas, possuem um pequeno cilindro, que, ao contrário do que muita gente pensa, está longe de ser ornamental.

Eles são chamados de “núcleos de ferrite” e, basicamente, se tratam de controladores de ondas eletromagnéticas para evitar variações de energia nas correntes elétricas que passam pelos cabos. Em outras palavras, esses cilindros servem para que os cabos não se comportem como antenas.

Para entender isso, basta saber que todo fio de metal tem potencial para ser tornar uma antena. Eles são capazes de emitir e absorver energia de um ponto a outro graças à eletricidade presente em seu interior. Dessa forma, sem esses cilindros, as ondas eletromagnéticas emitidas poderiam causar interferências em outros aparelhos.

Essa interferência, por exemplo, faz com que os rádios chiem quando tem algum celular por perto. Algo semelhante pode acontecer com os televisores, e é exatamente por esse motivo que somos recomendados a não usar celulares no avião.

Se um dia você resolver abrir um desses cilindros, não vai encontrar nada de tão interessante. O interior deles é feito de ferrite, um material semelhante à cerâmica, porém magnético, feito de óxido de ferro (ferrugem) combinado com outros metais. São escuros e quebradiços, contudo, são responsáveis por permitir o pleno funcionamento de nossos aparelhos eletrônicos.


Descubra tudo que o Google sabe de você

Previous article

Bisavô de 95 anos se assume gay para a família: “Quero que o mundo saiba”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade