MundoNotícias

Papa Francisco está sofrendo oposição dos conservadores da Igreja

0

papa francisco

A oposição ao Papa Francisco se faz cada vez mais presente e visível. Há quem minimize esse movimento, mas outros acreditam que o papa possa estar no centro de uma trama política sofisticada com objetivo de enfraquecê-lo.

O episódio mais recente – e talvez o mais teatral – se deu no mês passado, quando bairros próximos ao Vaticano amanheceram tomados por cartazes apócrifos com críticas ao pontífice. Um jornal falso que zombava do pontífice também foi enviado a cardeais da cidade.

Os cartazes traziam uma foto do papa com expressão fechada, e textos com referências a problemas que Francisco teve com setores mais conservadores da Igreja Católica.

“Francisco, você destituiu os chefes das congregações, removeu sacerdotes, decapitou a Ordem de Malta e a dos Franciscanos da Imaculada, ignorou cardeais. Onde está sua misericórdia?”, dizia o texto, coberto horas depois pela Prefeitura de Roma com a inscrição “publicidade ilegal”.

Na mesma época, cardeais de Roma receberam uma versão falsa do jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano. Na capa, em um ataque irônico ao pontífice, havia uma lista de perguntas ao papa feitas por cardeais conservadores em que a resposta era sempre sic et non (sim e não).

Reestruturou, por exemplo, as confusas finanças do Vaticano, criou comissão para combater abuso sexual de crianças na Igreja, fez duras críticas ao capitalismo e ajudou a reaproximar Cuba e EUA. Também chama a atenção sua defesa de uma Igreja mais tolerante em questões de família – já pediu a sacerdotes que não tratem divorciados como excomungados e procurem acolher católicos homossexuais.

Para seus detratores, porém, ele age de forma autoritária e centralizadora.

De Mattei e sua fundação sempre foram duros com o para argentino, e chegaram a ser apontados como suspeitos de estar por trás da ideia dos cartazes – os responsáveis não foram identificados.

Para o historiador Massimo Faggioli, professor de Teologia na Villanova University (EUA), é possível identificar três tipos de oposição ao Papa Francisco: teológica, institucional e política.

“A teológica parte de alguns setores na Igreja que acham que o papa é muito moderno em questões como casamento e família. É uma oposição pequena, que age de forma respeitosa”, diz o professor.

Na oposição institucional, afirma Faggiolo, há pessoas que querem manter o status quo. “Alguns cardeais têm medo de perder privilégios ou da mudança de mecanismos para a nomeação dos bispos”, diz.

A reação contra o Papa não se concentra apenas na Itália e na Europa. Autor do livro “Os inimigos de Francisco”, o jornalista italiano Nello Scavo diz que há grupos nos EUA que trabalham pelo enfraquecimento da liderança de Jorge Bergoglio, o nome de batismo do papa.

“Há grupos financeiros, fabricantes de armas e multinacionais que querem que o Papa perca poder. Sua retórica é muito anti-establishment. Ele afirmou que a nossa economia mata, condenou o capitalismo e se fez escutar em questões ecológicas”, diz Scavo, citando críticas à Francisco feitas pelo centro de estudos conservador American Enterprise Institute (AEI).

Com discurso anti-imigração, Salvini fez duras críticas ao Papa quando o pontífice visitou um campo de refugiados na ilha grega de Lesbos, em abril de 2016.

 


Liderado por Fred, Atlético-MG tem o ataque mais positivo desde 2013

Previous article

Atentado em Londres: Policial tirou foto com turista 45 minutos antes de morrer

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo