BrasilDestaquesNotícias

Pesquisador brasileiro é condenado a seis anos e meio na Rússia

1

O pesquisador brasileiro Eduardo Chianca Rocha foi preso na Rússia em 31 de agosto por portar quatro garrafas de chá de ayahuasca. Acusado de tráfico de drogas, ele foi condenado a seis anos e meio de prisão.

O Itamaray informou no sábado que busca medidas para conseguir que Chianca seja transferido e cumpra a sentença imposta pela Rússia em território brasileiro. “A Embaixada em Moscou continuará a prestar ao senhor Chianca Rocha toda a assistência consular cabível ao longo do período em que permanecer detido na Rússia”, declarou o Itamaraty em nota publicada no sábado (13).

O chá de ayahuasca contém a substância dimetiltriptamina (DMT), que é proibida na Rússia, mas aprovada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Capaz de provocar efeitos psicodélicos, a DMT é tradicionalmente utilizada nos rituais do Santo Daime.


Agenda Cultural 18/05/2017, by Roger Costa

Previous article

Acidente aéreo deixa três edifícios danificados em New Jersey

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Você pergunta por que a polícia russa era tão rigorosa?
    Esperamos que você conheça as prisões ilegais (arbitrárias) de turistas russos em Manaus em junho de 2016. Quando foram presos, não havia sinais de um crime – seus documentos estavam em ordem, na sua bagagem nada foi proibido coisas, eles não se pareciam com a foto de criminosos procurados. Mais de um mês eles passaram na prisão de Manaus, e depois 7 meses em antecipação a um julgamento em que não foram encontrados sinais de crime (os advogados nem tiveram que falar). Na Rússia, chocado com o que aconteceu, e considerá-lo um ato de terrorismo de Estado. No entanto, o Brasil nem sequer se desculpou pelas prisões de pessoas respeitadas – empresários, viajantes, combatentes anticorrupção, políticos e patronos de arte. Por que isso foi feito? Para discutir entre brasileiros e russos? Por que a polícia federal, que iniciou prisões de turistas, ainda não está presa?

    Conversamos com o advogado do terapeuta. Temer nunca conversou com Putin sobre Eduardo. E com Lavrov, também, ninguém falou sobre Eduardo. Mas nós (CPLCRB) tentaremos ajudar e facilitar sua extradição para o Brasil.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil