EsportesNotícias

Corinthians, o “quarentão” mais precoce da era dos pontos corridos

0

Depois de dois empates, o Corinthians voltou a reencontrar as vitórias no Brasileirão – bateu o Fluminense no último domingo. Com o resultado, o líder Timão fechou a 16ª rodada com redondos 40 pontos. São 12 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota, o que faz do time paulista o “quarentão” mais precoce da era dos pontos corridos.

Nenhum time havia conseguido alcançar a marca de 40 pontos tão cedo desde que a competição passou a ter este formato. Quem chegou mais perto foi a dupla mineira, Cruzeiro e Atlético-MG, que atingiram a pontuação na 18ª rodada respectivamente em 2014 e 2012.

A equipe celeste sagrou-se campeã daquele, enquanto o Galo perdeu fôlego e acabou vice para o Fluminense. Outros dois clubes que chegaram primeiro aos 40 pontos e não terminaram com a taça foram o Palmeiras em 2009 e o Grêmio em 2008.

Metade do caminho andado

Com 40 pontos antes do fim do 1º turno, caso conquiste outros 40 pontos, mesmo que nas 22 rodadas que estão por vir, o Corinthians dificilmente não fica com o título. Apenas três equipes chegaram a 80 em competições de pontos corridos com 20 clubes (Palmeiras-2016, Corinthians-2015 e Cruzeiro-2014) e todas garantiram a taça com folga. A média de pontos dos campeões de 2006 para cá é de 75,7 pontos.

Fla, o “quarentão” mais demorado

Dentre os campeões, quem mais demorou para se tornar “quarentão” foi o Flamengo em 2009. Na 16ª rodada daquele ano, o Rubro-Negro possuía apenas 26 pontos e se encontrava apenas na 5ª colocação. Foi chegar aos 40 apenas na 26ª, dez rodadas mais tarde que o Corinthians de 2017. Com uma arrancada incrível, o Fla terminou com a taça, com 67 pontos – pontuação mais baixa de um campeão nos pontos corridos.

E por falar no Flamengo, o Corinthians igualou o recorde Rubro-Negro de 2011 de maior início de campeonato invicto, com 16 jogos. Curiosamente, naquele campeonato, apesar da invencibilidade (9v, 7e, 0d), o time carioca não liderava a competição, estava atrás exatamente do Timão, campeão daquele ano.

Na próxima rodada, a equipe paulista tem a chance de ultrapassar essa marca. E o adversário é justamente o time carioca. Um tempero a mais para o confronto marcado para domingo, 16h, na Arena Corinthians.


Amazon anuncia que oferecerá 50.000 empregos

Previous article

Contra o Botafogo, Micale terá ao seu lado o melhor legado deixado por Roger

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes