Comprovado: lencinhos umedecidos para bebês podem ser extremamente perigosos

Comprovado: lencinhos umedecidos para bebês podem ser extremamente perigosos
31 agosto 14:52 2017 Imprimir

Para a maioria das mães, os lencinhos umedecidos são essenciais na hora de trocar o bebê, podendo ser extremamente úteis para os casos de emergência. No entanto, de acordo um estudo publicado na revista Pediatrics, o produto pode estar causando uma série de reações alérgicas graves na pele das crianças.

De acordo com a doutora em dermatologia e coautora do estudo, Mary Wu Chang, da Universidade de Connecticut, o problema pode ser mais comum do que as pessoas percebem.

Segundo Chang, seis casos foram relatados sobre crianças que desenvolveram erupções misteriosas de pele. A primeira delas, uma menina de oito anos, apareceu com manchas vermelhas ao redor da boca e nádegas. A princípio, os médicos trataram o caso com antibióticos e esteroides. Embora o problema tenha sido aliviado, ele sempre voltava.

Chang então resolveu olhar para o histórico médico da criança, considerando a possibilidade de uma reação alérgica. “O que me fez pensar nos lencinhos umedecidos era que a erupção cutânea estava no rosto e nas nádegas“, disse. “Então eu perguntei à mãe o que ela estava usando para limpá-la”.

A mãe lhe teria dito que realmente usava os lencinhos para higienização da filha. Então, Chang se lembrou de um relatório que havia lido recentemente sobre um homem belga que havia desenvolvido uma reação alérgica a dois conservante químicos, conhecido como metil-cloroisotiazolinona / metilisotiazolinona (MCI / MI), que é muito comum em produtos de cuidados pessoais, higiene, cosméticos, etc.

A médica então testou a menina para alergia a MCI, recebendo um resultado positivo de retorno. Logo, quando a mãe interrompeu o uso dos lenços, viu que a alergia havia desaparecido.

Nos 22 meses seguintes, foram relatados outros cinco casos semelhantes no país, todos apresentando sintomas semelhantes. Entretanto, Chang afirma que ainda não é seguro dizer aos pais que evitem completamente os lencinhos umedecidos, embora recomende o uso de produtos alternativos.

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.