DestaquesNotíciasUSA

Guarda Costeira da Flórida resgata tartaruga no Pacífico enredada em 800 quilos de cocaína

0

Uma volumosa tartaruga foi resgatada pela Guarda Costeira da Flórida, segundo informou na segunda-feira o serviço marítimo. Encontrava-se em uma situação surpreendente: enredada nas cordas de um contrabando de 26 fardos de cocaína, num total de 800 quilos.

O barco Cutter Thetis regressou domingo a sua base de Cayo Hueso, Flórida, depois de cumprir uma missão de patrulhamento de 68 dias pelo litoral do Pacífico da América Central, onde foi achada, em águas internacionais, a tartaruga presa entre pacotes de droga. O valor da remessa de cocaína no comércio ilegal era de 53 milhões de dólares. A Guarda Costeira acredita que o contrabando foi lançado de uma lancha rápida ao mar por narcotraficantes durante uma perseguição policial.

Um avião militar divisou o contrabando flutuando e a Guarda Costeira enviou uma lancha de reconhecimento. Os oficiais se depararam com a rara cena e puseram mãos à obra para cortar com cuidado as cordas e não machucar as nadadeiras nem o pescoço da tartaruga. Pelas marcas que tinha no pescoço, o animal, um macho, estava pelo menos havia dois dias preso.

A missão em que o barco estava trabalhando é a Operação Martillo, um programa internacional entre EUA, países europeus e latino-americanos destinado a combater as redes de tráfico de drogas no litoral do Pacífico centro-americano, uma das principais rotas de contrabando entre a América do Sul, origem da cocaína, e os EUA, os maiores consumidores dessa droga. Durante esta última fase operacional, da qual participou durante mais de dois meses o Cutter Thetis, a Operação Martillo apreendeu 6,7 toneladas de cocaína, avaliadas em 135 milhões de dólares.

Há cerca de 90% de probabilidade de que o angustiante momento vivido pela tartaruga na imensidão do Oceano Pacífico tenha tido sua origem, tempos atrás, em algum cultivo clandestino nas montanhas andinas da Colômbia. Ali, segundo dados da DEA foi plantada e produzida em laboratórios 92% da coca que chegou em 2016 ao seu território.


FBI detém terrorista que planejava atentado em nome do Estado Islâmico no Natal

Previous article

Policiais de NJ pedem cuidado aos que viajam durante as festas de Ano Novo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques