DestaquesNotíciasUSA

Número dois do FBI pede demissão em meio a queda de braço com Trump

0

O vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, anunciou na segunda (29) que se aposentará e deixará o posto, um anúncio inesperado, em meio à investigação do órgão sobre a interferência russa nas eleições.

McCabe é um dos personagens centrais nas suspeitas de obstrução de justiça pelo presidente Donald Trump, que é crítico da investigação e já afirmou que o FBI promove uma “caça às bruxas”. O investigador é visto por alguns republicanos como um opositor da Casa Branca no FBI. Ele era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump. Sua mulher foi candidata ao Senado pelo partido democrata há dois anos, e recebeu milhares de dólares em doações de um aliado próximo de Hillary Clinton.

No ano passado, quando assumiu interinamente a chefia do órgão, McCabe chegou a ser questionado por Trump sonre quem ele havia votado nas eleições de 2016. O episódio, revelado pela imprensa na semana passada, foi narrado ao procurador especial Robert Mueller, que lidera o inquérito sobre a interferência russa e que vem se aproximando do Salão Oval. Para a oposição, o fato pode ser caracterizado como uma tentativa de intimidar os investigadores, o que poderia levar a um pedido de impeachment.

McCabe não se manifestou publicamente sobre o pedido de demissão. Aos 49 anos, o advogado teria direito de se aposentar a partir de março, mas resolveu adiantar a aposentadoria. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, informou que Trump não interferiu na decisão e negou que o presidente tivesse qualquer intenção de demitir McCabe. Sanders ainda afirmou que a Casa Branca tem cooperado e agido com total transparência em relação à investigação do FBI.


Melania Trump troca Casa Branca por hotel após rumores de traição do marido

Previous article

Número de desempregados no Brasil sobe 12,5% de 2016 para 2017

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques