NotíciasUSA

Trump ameaça sancionar países que não aceitam imigrantes deportados

1

O presidente Donald Trump ameaçou na sexta-feira, impor sanções e tarifas ou mesmo reduzir a ajuda financeira a países que não aceitam receber os cidadãos de sua nação que foram deportados pelos Estados Unidos, entre os quais estão a China e Cuba, segundo relatos.

“Se eles não os aceitarem, iremos impor sanções e taxas a esses países. Eles vão aceitá-los tão rapidamente que suas cabeças girarão “, disse Trump durante uma visita a uma divisão do Escritório de Proteção de Fronteiras e Alfândegas.

“Nós simplesmente impomos tarifas sobre seus produtos que entram aqui e os aceitam em dois segundos. Há muitas pessoas desses países, e eles vão aceitá-los “quando são deportados”, acrescentou o presidente.

“E outra coisa, nós damos muita ajuda a alguns desses países e para eles, vamos parar de dar-lhes ajuda, e eles vão aceitá-los instantaneamente “, disse ele.

Trump também ameaçou na mesma reunião cortar ajuda financeira a países que não impedem que drogas sejam enviadas aos Estados Unidos, os quais ele não identificou.

O governo Trump já impôs sanções em setembro passado, que consistem em restrições à emissão de certos vistos para entrar nos Estados Unidos, a quatro países – Camboja, Eritreia, Guiné e Serra Leoa – devido à sua recusa de aceitar seus cidadãos quando foram deportados.

Durante a visita de Trump às instalações do CBP, o vice-secretário de Estado dos EUA, John Sullivan, expressou ao presidente sua preocupação com os “problemas” que surgiram com alguns países quando se trata de enviar imigrantes indocumentados “para o local de onde eles vieram “.

Trump então perguntou quais são esses países e o Subsecretário de Estado dos Assuntos Consulares, Carl Risch, respondeu que entre os países “a China tem uma longa história de não aceitar” seus emigrantes deportados.

Risch também mencionou o Camboja, a Eritreia, a Guiné e a Serra Leoa, mas lembrou que, nesses casos, as sanções relativas aos vistos que Washington impôs em setembro estão “funcionando” e “algum progresso” está sendo registrado.

Trump ficou surpreso e respondeu que “esses são países incomuns, porque se pensa mais em termos da América do Sul do que a Ásia” ao tentar imaginar quais países não aceitam seus emigrantes deportados.

Mas imediatamente, ele ameaçou impor sanções, tarifas ou cortar ajuda financeira e pediu uma lista dos países em questão para “resolver esta questão economicamente”.

De acordo com as informações publicadas em maio passado o The Washington Times, citou fontes do ICE, dizendo que 11 países não cooperam com as autoridades de imigração ao não aceitar imigrantes deportados.

São Cuba, China, Irã, Marrocos, Birmânia, Vietnã, Laos, Camboja, Eritreia, Guiné e Sudão do Sul, bem como a região administrativa especial da China de Hong Kong.

Um oficial sênior da ICE, Marlen Pineiro, disse ao jornal que as autoridades cubanas concordaram em aceitar os cubanos deportados sob um acordo bilateral que assinaram com a administração Obama, mas que o processo é lento.


Encontrados folhetos contra indocumentados em escola no Texas

Previous article

Porque bolinhas no bumbum não podem ser espremidas

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Daqui a alguns meses ou anos, ninguém pode entrar nos Estados Unidos…apenas as pessoas ricas, neh! dos outros, o Trump não gosta…mas na verdade nem gosto mudar num país como assim!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias