BrasilNotícias

O fenômeno brasileiro na música clássica mundial

0

De camiseta do Barcelona, calça social e sapatênis, Cristian Budu chega à casa de shows e estende a mão em cumprimento com um sorriso largo no rosto. Seria difícil reconhecer ali o responsável pelo maior feito de um pianista brasileiro nas últimas três décadas, não fossem os vídeos assistidos em preparação um dia antes da entrevista.

O look rolê-no-shopping casa bem com as ideias a respeito da música clássica do homem de 30 anos, nascido e criado em Diadema, na Grande São Paulo. Cristian diz que ele mesmo tinha certa “preguiça” da aura de seriedade e formalidade em torno do estilo antes de decidir que essa seria sua carreira.

Atualmente morando em Berlim, o brasileiro de pai e mãe romenos vive num indo e vindo entre Europa e Brasil.

Os pais chegaram da Romênia para tentar a vida no Brasil em 1981, sete anos antes do nascimento de Cristian. A língua em casa sempre foi o romeno, que ele aprendeu a falar ainda antes do português. Mas o gosto pelo rap dos Racionais MC’s não poderia ser mais Br raiz.

Depois de cursar Música na USP e ingressar em um mestrado no New England Conservatory, em Boston, Cristian resolveu em 2013 se aventurar pela primeira vez em um concurso internacional. E partiu direto para um dos maiores. Ele tinha 25 anos.

“Para você ganhar um concurso importante, normalmente você participa de um pequeno, depois um médio… E eu acho que o que até me ajudou a ganhar o prêmio, que eles acharam que foi especial, é que eu não estava achando que ia ganhar, então eu fui jogando tudo pra frente. Tudo era um lucro.”

A história da semifinal do concurso, quando seriam escolhidos os três finalistas, ilustra bem o quanto Cristian não esperava sair vencedor.

“Depois que toquei na semifinal, eu fui direto para um bar tomar cerveja com um amigo. Chamei ele e falei: ‘Vamos lá tomar uma cerveja, porque já acabou pra mim o concurso’. Daí me ligaram falando: ‘Cadê você? A cerimônia tá acontecendo!’. Era uma cerimônia filmada. Eu cheguei correndo atrasado, já tinha acabado a cerimônia, estavam só me esperando para assinar [o registro da premiação]”, conta com alguma euforia, revivendo o momento na mente.

Após não dormir quase nada nos dois dias seguintes estudando a peça para a final, veio a surpresa maior. Além do grande prêmio, ele levou na escolha do público e da jovem crítica. Críticos exaltaram a conquista como o maior feito de um pianista brasileiro nos últimos 25 anos —isso naquele ano. Cinco anos depois, ninguém superou o feito.

A carreira obviamente decolou depois disso.

Depois do concurso que o projetou para o mundo, Cristian Budu seguiu com novas conquistas. No ano passado, foi eleito o Instrumentista do Ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Música Erudita, e entrou para duas listas Top 10 da revista “Gramophone”, considerada a maior referência da crítica internacional.


ONU reabre investigação contra brasileiro por assédio

Previous article

Desabrigados de prédio que desabou ficam na rua e reclamam por moradia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil