ComunidadeDestaquesNotícias

Imigração: Áudios de crianças separadas dos pais chorando revoltam comunidades nos EUA

0

ONG divulga áudio de crianças chorando ao serem separadas de familiares na fronteira dos EUA. País vive polêmica nacional acerca da medida que separa crianças de familiares que entram ilegalmente pela fronteira com o México.

a gravação de áudio com crianças chorando ao serem separadas de seus familiares ao entrar nos Estados Unidos a partir do México foi divulgada nesta segunda-feira (18) pela ONG ProPublica, acrescentando uma carga emocional à atual polêmica acerca da medida que tem sido aplicada de forma rigorosa pela administração Trump. “Papai! Papai!”, “Não quero que parem o meu pai!”, diz uma criança a um agente de fronteira em meio a choros de outras crianças. OUÇA:

O áudio foi entregue à advogada de direitos humanos Jennifer Harbury por um denunciante. Ele foi gravado na semana passada. Mas o local exato da gravação não foi divulgado. No início de maio, o governo passou a aplicar de forma rigorosa uma normativa segundo as quais as famílias que entram de forma clandestina no país são imediatamente separadas e as crianças menores levadas para instalações desconhecidas por seus pais. Enquanto os pais são mantidos em prisões, seus filhos são enviados a centros de detenção diferentes, alguns em locais remotos. A política causa uma polêmica nacional. Ela foi elaborada e aprovada durante o governo de Barack Obama, apesar de ter sido aplicada apenas em casos excepcionais. No início de maio, o governo Trump passou a aplicá-la de forma rigorosa, com “tolerância zero”.

Trump é alvo de uma avalanche de críticas, tanto de democratas como de republicanos, contra o endurecimento da medida. O presidente responsabiliza os democratas pela lei e diz que são eles que devem mudá-la. “Digo que é muito fortemente culpa dos democratas”, disse nesta segunda na Casa Branca. Por um lado, disse que considera a política “horrível”. Por outro, enfatizou que “os Estados Unidos não serão um campo de imigrantes, e não serão um complexo para manter refugiados”.

Quase 2 mil crianças separadas

De acordo com o governo de Washington, em um recente período de seis semanas, quase 2.000 menores de idade foram separados de seus pais ou tutores. A ONU denunciou uma “violação grave dos direitos da criança” e pediu o fim de sua aplicação. Nesta segunda, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos considerou a política “inadmissível”.

Projetos de lei

O presidente deve se reunir com parlamentares republicanos nesta terça antes de votações sobre a legislação imigratória. Trump e republicanos da Câmara dos Deputados devem debater dois projetos de lei cuja votação está marcada para a quinta-feira. Os dois foram formulados sem a participação dos democratas. Os republicanos controlam a Câmara, o Senado e a Casa Branca. No entanto, segundo a Reuters, uma grande negociação no Congresso que finalmente resolva as divisões profundas relativas à lei de imigração parece improvável, já que Trump está focado na obtenção de fundos para construir um muro que promete há tempos na fronteira sul com o México.

https://www.youtube.com/watch?v=hV-yEFDzpOQ

Melania defende acordo

Neste domingo, a primeira-dama Melania Trump defendeu um acordo bipartidário para reformular as leis migratórias. No Congresso, a oposição democrata denuncia uma prática “diabólica”. O mal-estar também se instalou entre a maioria republicana. A ex-primeira-dama Laura Bush, mulher do ex-presidente republicano George W. Bush criticou abertamente a abordagem republicana em um artigo publicado neste domingo no ” The Washington Post”. “Moro em um estado fronteiriço. Compreendo a necessidade de reforçar e proteger as fronteiras, mas esta política de tolerância zero é cruel. É imoral. E isso quebra o meu coração”, afirmou Laura. Michelle Obama, mulher do ex-presidente democrata Barack Obama, retuitou o comentário de Laura Bush afirmando: “Às vezes a verdade transcende partido”.


As polêmicas ‘geladeiras’ onde imigrantes ficam presos na fronteira dos EUA com o México

Previous article

Entenda a política de separação de crianças imigrantes que causa polêmica nos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade