ComunidadeDestaquesNotícias

EUA: Trump instala barricadas contra caravana de migrantes, que chega na fronteira com México

0

Segundo a agência Reuters, cerca de 400 migrantes já se encontram na região fronteiriça e grupos ainda maiores devem chegar nos próximos dias.

O governo Donald Trump instalou arames farpados e ergueu barricadas na fronteira dos Estados Unidos com o México para esperar centenas de imigrantes da América Central que começaram a chegar desde segunda-feira (12) à cidade de Tijuana. Segundo a agência Reuters, cerca de 400 migrantes já se encontram na região fronteiriça e grupos ainda maiores devem chegar nos próximos dias. Tijuana, no estado mexicano de Baja Califórnia, fica na ponta oeste da fronteira, a aproximadamente 38km de San Diego, na Califórnia.

A grande caravana saiu em 13 de outubro de San Pedro Sula, em Honduras, e chegou a reunir cerca de 7 mil migrantes. A maior parte deles ainda permanece longe da fronteira, na região de Sinaloa, no oeste do México. Os migrantes devem solicitar asilo às autoridades dos Estados Unidos em breve. Porém, na sexta-feira (9), Trump assinou uma ordem que impede a concessão de refúgio para os imigrantes que entrarem ilegalmente no país. A ordem também suspende por 90 dias a entrada de imigrantes pela fronteira com o México.

Mas os imigrantes que buscam pedir asilo nos Estados Unidos dizem que estão irredutíveis. “Eu prefiro ficar detido nos Estados Unidos do que retornar ao meu país, onde eu sei que irão me matar por ser diferente”, disse Nelvin Mejía, uma mulher transsexual que chegou à Tijuana na segunda-feira com um grupo de cerca de 70 pessoas buscando asilo. “No mês passado, mataram meu parceiro, e eu não quero acabar assim.” O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse que viajaria para a região da fronteira nesta quarta-feira (14), sua primeira visita desde que o Exército anunciou que mais de 7.000 efetivos seriam deslocados para a área enquanto a caravana composta em sua maioria por cidadãos hondurenhos fazia seu percurso pelo México.


Caravana migrante chega a Guadalajara, na metade do caminho aos EUA

Previous article

Social Press . 15/11/2018

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade