ComunidadeNotícias

Igreja católica de NJ publicará os nomes de todos os padres acusados de abuso sexual infantil

0

Os nomes de todos os sacerdotes e diáconos acusados de abusar sexualmente de crianças serão tornados públicos pelas cinco dioceses católicas de New Jersey no início do próximo ano, anunciaram autoridades da Igreja segunda-feira.

As dioceses de Newark, Camden, Paterson, Metuchen e Trenton, estão estabelecendo um fundo de compensação e um programa de aconselhamento para vítimas de abuso sexual por clérigos e outros funcionários da Igreja, disse o cardeal Joseph Tobin, chefe da Arquidiocese de Newark. “As dioceses realizarão essa ação em coordenação com o procurador-geral da força-tarefa de New Jersey que examina a questão do abuso sexual do clero. Espera-se que essas medidas ajudem no processo de cura das vítimas, que merecem nosso apoio e orações “, disse Tobin em um comunicado.

Tobin não deu uma data para a divulgação dos nomes nem indicou quantos sacerdotes e diáconos podem estar na lista. O procurador-geral do estado, Gurbir S. Grewal, anunciou em setembro que uma força-tarefa estadual investigará como a Igreja Católica em New Jersey lidou com as alegações de abuso sexual. A investigação é baseada em uma investigação do grande júri da Pensilvânia que descobriu que mais de 300 padres abusaram sexualmente de mais de 1.000 crianças durante várias décadas, já que muitos líderes da igreja encobriram o problema.

A linha direta da força-tarefa de New Jersey, (855) 363-6548, montada em setembro foi imediatamente inundada por ligações das vítimas. A Arquidiocese de Newark também recebeu o que se espera que seja uma das várias intimações às dioceses católicas para entregar registros de denúncias de abuso aos investigadores estaduais. Os detalhes do novo fundo de compensação para as vítimas serão divulgados quando forem finalizados, disse o comunicado da arquidiocese. O novo fundo expandirá o atual programa de compensação da Igreja, que já pagou cerca de US $ 50 milhões para as vítimas que entraram com ações judiciais ou queixas nas cinco dioceses de New Jersey, disseram autoridades da Igreja.

A declaração não diz como a Igreja Católica pagará pelo novo fundo para as vítimas de New Jersey. Pelo menos 19 dioceses católicas em todo o país pediram falência para ajudar a cobrir o custo dos assentamentos de abuso sexual. Mas nenhuma das dioceses de New Jersey ficou sem dinheiro. Em New Jersey, não há um estatuto de limitações nos casos de estupro, o que significa que as vítimas podem ir à polícia a qualquer momento para tentar processar criminalmente. No entanto, as vítimas que quiserem entrar com ações civis têm apenas dois anos para apresentar os pedidos. Alguns legisladores estão tentando remover esse estatuto de limitações. Na Arquidiocese de Newark, Tobin prometeu reformas após a renúncia do ex-cardeal Theodore McCarrick no início deste ano. McCarrick, o ex-arcebispo de Newark e bispo de Metuchen, foi acusado de abuso sexual e assédio de uma série de coroinhas, seminaristas e colegas padres. Ele está aguardando um julgamento da igreja.


Moro coordenará grupo de combate à corrupção na equipe de transição

Previous article

Legisladores de New Jersey votarão o projeto de legalização da maconha ainda este mês

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade