DestaquesNotíciasUSA

Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteira impedem a entrada de 150 imigrantes com gás lacrimogênio

0

Cerca de 150 imigrantes tentaram atravessar a fronteira em um confronto com agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras que envolviam o uso de pedras e gás lacrimogêneo, informou a agência.

Os agentes detectaram pela primeira vez um grupo de 45 migrantes em San Diego na noite de segunda-feira, devido à maior presença de agentes do CBP na fronteira, após a caravana de migrantes continuar em andamento.

Esses migrantes foram então devolvidos ao México, informou a agência. Pouco tempo depois, os migrantes começaram a atirar pedras nos oficiais do CBP. Os agentes alegaram que vários adolescentes foram colocados na cerca de arame farpado com jaquetas e cobertores grossos.

A Proteção de Fronteiras também indicou que crianças pequenas foram colocadas em cima do muro, mas que os migrantes estavam “tendo dificuldades para realizar a tarefa com segurança”.

A agência explicou que não poderia ajudar crianças tentando atravessar a fronteira devido às pedras atiradas contra seus oficiais. Agentes implantaram fumaça, spray de pimenta e gás lacrimogêneo para parar os lançadores de pedras, de acordo com a CBP.

Esses desdobramentos foram direcionados a atiradores de pedras e não a migrantes que tentam atravessar a fronteira em uma área separada, disse a agência.

“Nenhum agente testemunhou nenhum dos migrantes fronteiriços, incluindo crianças, experimentando os efeitos de agentes químicos, que eram dirigidos a atiradores de rochas que estavam mais distantes”, disse o CBP.

Os gases impediram as pessoas de atirar pedras e acabaram fugindo. O CBP acrescentou que “a maioria” de imigrantes que tentaram entrar nos Estados Unidos retornou ao México.

A agência deteve 25 migrantes, incluindo dois adolescentes, segundo o CBP. De acordo com a política de uso da força por parte do PC, o incidente será analisado pelo Escritório de Responsabilidade Profissional.

De acordo com fontes de direitos humanos no México, os guardas de fronteira dos EUA lançaram pelo menos duas granadas com gás lacrimogêneo para repelir a tentativa de cruzamento durante a noite do último dia de 2018.

De acordo com seu relatório, os migrantes estavam concentrados em um lado do muro divisório em Playas de Tijuana e no desfiladeiro de Los Laureles, na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Nestes dois lugares, havia várias unidades da Patrulha da Fronteira e foi em Playas de Tijuana, onde os agentes dos EUA jogaram gás lacrimogêneo no lado mexicano.

Esta é a segunda vez nos últimos meses que agentes federais recorrem ao uso de gás lacrimogêneo para dispersar imigrantes que tentam entrar à força nos Estados Unidos.


Quase 400 morreram em 2018 tentando atravessar a fronteira para os EUA

Previous article

Posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República do Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques