BrasilNotícias

Relatório indica que corrupção no Brasil é a pior desde 2012

0

O Brasil caiu dois pontos e nove posições, a pior pontuação em sete anos, no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), sendo apontado como um dos países a monitorizar, segundo a edição de 2018, divulgada no dia 29. A avaliação anual promovida pela organização Transparência Internacional (TI), com sede em Berlim, revela ainda, entre os países lusófonos, quedas significativas de Timor-Leste (14 posições) e de Moçambique (5 posições) e subidas de Cabo Verde (3 posições) e Angola (2 lugares). “O Brasil caiu dois pontos desde o ano passado para os 35. É a mais baixa pontuação no Índice de Percepção de Corrupção em sete anos”, aponta a Transparência Internacional (TI).

A pontuação do Brasil fica também abaixo dos 44 pontos de média do continente americano, ocupando a posição 20 entre os 32 países. A perda de pontos, numa escala em que zero corresponde a países com altos níveis de corrupção e 100 a países livres de corrupção, resultou numa queda de 9 posições, da 96ª para 105ª. “Com promessas de acabar com a corrupção, o novo Presidente brasileiro, deixou claro que governará com ‘mão de ferro’, ameaçando muitas das conquistas democráticas alcançadas pelo país”, aponta a TI.

Globalmente, IPC revela que mais de dois terços dos países avaliados obtiveram menos de 50 pontos, com a pontuação média a situar-se nos 43 pontos. Em sete anos, apenas 20 países registraram melhorias significativas nas suas pontuações, entre os quais figuram a Argentina e a Costa do Marfim. Em outros 16 países, onde se destacam a Austrália, Chile e Malta, as classificações pioraram de forma significativa. Os Estados Unidos (71 pontos) perderam quatro pontos e, pela primeira vez desde 2011, saíram do grupo dos 20 países líderes do IPC, caindo da 16ª para a 22ª posição. O país é referenciado como Estado a monitorizar. Os restantes países registraram poucas ou nenhuma melhoria, segundo a TI. Com informações da Lusa.


Turistas brasileiros são agredidos por falarem português em Londres

Previous article

New Jersey em alerta após surto de sarampo com 33 casos confirmados

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil