MundoNotícias

Edital do consulado brasileiro em Lisboa é cancelado após denúncias

0

O consulado brasileiro em Lisboa cancelou por tempo indeterminado um edital para a contratação de três auxiliares administrativos, que trabalharão no atendimento ao público e na emissão de documentos.

O edital exige dos candidatos ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário é de $ 1.633,77 euros, o salário mínimo português é de 600 euros. No total, 829 pessoas se inscreveram e 48 foram aprovadas na primeira etapa, a de triagem de candidaturas e verificação de documentos. Elas seguiriam para a penúltima fase, uma prova escrita que deveria ter ocorrido no último da 9, mas que acabou não acontecendo devido ao adiamento do certame.

Ao jornal Folha de S. Paulo, o consulado alegou que a suspensão se deu por razões administrativas. Há, porém, uma série de reclamações de candidatos que alegam favorecimento a parte dos aprovados, entre eles estão dois vigilantes terceirizados do consulado. “Fico ofendido [com a tese de favorecimento]. Se pessoas com curso superior não foram chamadas, talvez seja porque sejam qualificadas de mais para a vaga”, disse um dos vigilantes aprovados, o português Jorge Manuel Coxinho Bargado.

Também à Folha, uma funcionária antiga do consulado, que pediu para não ser identificada, disse que há uma tentativa de favorecimento a pessoas que já trabalham na repartição. “A afirmação desses candidatos [que questionam o concurso] é ofensiva e carece de fundamento. O processo seletivo tem seguido todas as regras aplicáveis – Lei 11.440/2006, Decreto 1570/1995, Portaria MRE de 12/09/95, Guia de Administração dos Postos e Edital nº 1/2019 do Consulado-Geral em Lisboa”, defende-se o consulado.


Marquinhos Gabriel revela ter estudado o Cruzeiro para agilizar processo de adaptação ao time

Previous article

Aumenta denúncias de abuso sexual contra funcionários da ONU e de agências parceiras

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo