MundoNotícias

Polícia do México detém 367 em operação contra caravana de migrantes da América Central

0

Policiais mexicanos detiveram 367 integrantes de uma caravana de migrantes da América Central na segunda-feira (22). De acordo com a agência Associated Press, o grupo tinha mais de 3 mil pessoas de países como Honduras e tentava chegar aos Estados Unidos após atravessar o México.

Autoridades fronteiriças dizem que essa foi a maior operação policial contra caravanas de migrantes desde o início delas, no ano passado. Segundo a agência Reuters, o governo do México estima que cerca de 300 mil migrantes tentaram chegar aos Estados Unidos pela fronteira mexicana. As viagens em massa aumentaram a preocupação dos governos do México e Estados Unidos – o presidente Donald Trump, chegou a dizer que fecharia a fronteira sul.

Segundo a agência AP, os migrantes denunciaram violência excessiva dos policiais mexicanos. “Eles esperavam até nosso descanso para nos pegar, agarrando mulheres e crianças”, afirmou o hondurenho Arturo Hernández, um fazendeiro de 59 anos. Em nota, o Instituto Nacional de Migração disse que os 367 migrantes foram “resgatados”. Segundo a autoridade mexicana, houve violência porque alguns integrantes da caravana “começaram a agredir” os agentes, que chamaram a Polícia Federal. Em entrevista coletiva na terça-feira (23), o presidente mexicano, André Manuel López Obrador, chamou de “incidente” a detenção em massa ocorrida um dia antes. Porém, defendeu as medidas duras contra a caravana por questões de segurança aos próprios migrantes, ao dizer que há traficantes de seres humanos infiltrados no grupo.

O presidente do México tem recebido cobranças do governo de Donald Trump e da própria população mexicana para reforçar a segurança na fronteira com os Estados Unidos. A Casa Branca argumenta que as autoridades fronteiriças estão sobrecarregadas com a chegada de requerentes de asilo. As autoridades mexicanas dizem que emitiram mais de 15 mil vistos humanitários para permitir aos migrantes que fiquem no México para trabalhar. Além disso, segundo o governo local, outras milhares de pessoas foram deportadas nos últimos meses.


Brasileira é presa no Japão por jogar grande quantidade de lixo em terreno

Previous article

Bolsonaro recebe empresários do turismo interessados em expandir setor

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo