DestaquesNotíciasUSA

O drama dos migrantes: A tragédia que enriquece muitos

0

Os traficantes de seres humanos, policiais corruptos, prisões privadas, companhias aéreas e albergues, todos parecem aproveitar a chegada econômica dos imigrantes à fronteira dos Estados Unidos e do México, na qual até o governo de Donald Trump quer cobrar uma taxa aos requerentes de asilo.

Uma rede completa de empresas e organizações privadas obtém lucros milionários da crise migratória causada pelo grande fluxo de migrantes centro-americanos que atravessam diariamente a fronteira sul do país. Um dos grandes beneficiários é, sem dúvida, as corporações que controlam os centros de detenção em que o governo mantém milhares de imigrantes indocumentados à medida que seu processo de imigração ou deportação avança. No primeiro trimestre do ano, o Geo Group obteve um lucro de US $ 40 milhões pelos US $ 35 milhões do mesmo período de 2018, enquanto a outra grande empresa do setor, a Corecivic, fechou o último trimestre do ano passado com lucro de US $ 41 milhões.

O setor de transporte também se beneficia, tanto as empresas que transportam imigrantes da fronteira para os centros de detenção quanto as companhias aéreas que contratam para deportar imigrantes. Desde 2018, a ICE tem um acordo com a empresa Classic Air Charter (CAC), responsável por organizar a maioria dos voos da ICE Air em troca de US $ 725 milhões, segundo o Escritório de Contabilidade do Congresso (GAO). As igrejas e abrigos que temporariamente alojam os imigrantes também recebem fundos públicos agora que as autoridades de imigração não podem fornecê-los e devem liberá-los para dar lugar aos recém-chegados. O ex-presidente da American Civil Liberties Union (ACLU), no Arizona, diz que “infelizmente, a tragédia está sendo aproveitada” pelo sistema do governo, empresas privadas e albergues.

Cecilia García, fundadora e diretora executiva da 100 Angel Foundation, uma organização que fornece assistência médica em abrigos e abrigos, concordou neste ponto quando disse que, porque as doações vão diretamente para as igrejas, elas são muito limitadas na assistência que fornecem aos imigrantes. Elizabeth Torres decidiu se aposentar depois de dez anos de voluntariado em abrigos e igrejas ao ver como “estão se beneficiando” às custas da crise humanitária que vive nas fronteiras. A tudo isso, deve-se acrescentar que Trump recentemente ordenou a promoção de novas normas para cobrar os imigrantes que querem apresentar pedidos de refúgio nos Estados Unidos e também solicitar permissões de trabalho temporárias para o período em que o asilo for resolvido. Outros que não perdem a oportunidade de ganhar um bom dinheiro são as empresas que se oferecem para pagar os títulos dos imigrantes em troca do uso de uma chave eletrônica que pode ter um custo mensal próximo a US $ 400. Por todas essas razões, Torres quer que o ICE forneça informações em espanhol aos imigrantes sobre seus direitos e as instruções a seguir depois de deixar os centros de detenção. Mas seus problemas começam antes de sua chegada aos EUA, porque muitas vezes eles têm que pagar o que eles chamam de “coiote”, um valor que nunca é abaixo de US $ 5.000 e eles também enfrentam policiais corruptos.

 


Bomba: Trump tem plano secreto para separação de famílias migrantes

Previous article

No Texas, Bolsonaro se encontra com Bush e recebe homenagem

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques