Já está valendo: EUA solicitam links de redes sociais no processo de obtenção de visto

Já está valendo: EUA solicitam links de redes sociais no processo de obtenção de visto
02 junho 11:29 2019 Imprimir

O Departamento de Estado dos EUA está exigindo que quase todos os candidatos ao visto do país enviem seus nomes de usuários de redes sociais, endereços de e-mails e números de telefone, informou a agência de notícias AP.

A medida, que entrou em vigor na última sexta-feira e estava sendo estudada desde o ano passado, pode afetar cerca de 15 milhões de pessoas, segundo cálculos do próprio governo — 710 mil solicitantes de visto de imigrante e 14 milhões de solicitantes de visto de não imigrantes. “A segurança nacional é a nossa principal prioridade ao julgar pedidos de visto, e todo viajante em potencial e imigrante nos Estados Unidos passa por uma extensa triagem de segurança”, disse o departamento. “Estamos trabalhando constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de triagem para proteger os cidadãos dos EUA, enquanto apoiamos viagens legítimas para os Estados Unidos.”

Esta é uma ampla expansão da triagem estabelecida pelo presidente Donald Trump para controlar a entrada de potenciais imigrantes no país. Mídias sociais, e-mails e históricos de números de telefone só foram solicitados no passado de candidatos que foram identificados para exame extra, como pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações
terroristas. Estima-se que 65 mil candidatos por ano foram enquadrados nessa categoria.

Os novos formulários de solicitação de visto listam várias plataformas de mídia social e exigem que o solicitante forneça todos os nomes de contas que possam ter sobre eles nos cinco anos anteriores. Eles também dão aos candidatos a opção de fornecer informações voluntárias sobre contas de mídia social em plataformas não listadas no formulário. Os candidatos ao visto também devem fornecer os números de telefone, endereços de e-mails, viagens internacionais e status de deportação nos cinco anos anteriores, assim como se algum membro da família esteve envolvido em atividades terroristas. Apenas os requerentes de determinados tipos de vistos diplomáticos e oficiais estão isentos dos requisitos, informou a AP.





Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.