MundoNotícias

Rede de supermercados sueca boicota produtos brasileiros por causa de excesso de agrotóxicos

0

Maior rede que comercializa produtos orgânicos e naturais na Escandinávia, a Paradiset anunciou a semana passada o boicote aos alimentos brasileiros e ainda, conclamou outras empresas do setor a agir da mesma maneira. “Esperamos que mais colegas nossos façam o mesmo! Juntos podemos mostrar que essa quantidade de pesticidas não é ‘ok’! Por favor, compartilhe esta mensagem para outras redes, como Coop, Lidl, Willys… Elas podem nos ajudar a fazer esta mudança em todo país”.

A decisão da Paradiset ocorreu depois que a administração da empresa ficou sabendo da liberação recorde de pesticidas no Brasil nos primeiros meses de 2019, após o início do governo Bolsonaro. Segundo relatório publicado em 2015, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o glifosato provocou câncer em animais tratados em laboratório e é um potencial causador de alterações na estrutura do DNA e cromossomos das células humanas. Em um dos julgamentos realizado na Califórnia, onde já houve ganho de causa para quatro pessoas contra a Monsanto, um médico explicou ao júri que o herbicida à base de glifosato, no caso o Roundup, penetra nas células da pele, depois nos tecidos, no sistema linfático e no sangue, por isso é tão prejudicial à saúde humana.

Em seu comunicado, a Paradiset disse ainda que a maioria dos pesticidas usados no Brasil não é permitida na União Europeia e, portanto, não na Suécia também. “Além disso, várias das substâncias atualmente aprovadas (no Brasil) têm conexões claras com o câncer e não há controles e estudos sobre como os vários pesticidas reagem uns com os outros”, destacou a rede.

Recentemente, em audiência em Brasília, quando alguns deputados apresentaram estudos acadêmicos que comprovam a presença de substâncias que compõem os agrotóxicos nas águas dos rios e no leite materno, a ministra disse que seu ministério rejeita a veracidade desses estudos, já que as substâncias encontradas poderiam ser oriundas de outros produtos, que não agrotóxicos. Infelizmente, quem vai sofrer com a nova política do governo Bolsonaro de liberação desenfreada de agrotóxicos serão os agricultores brasileiros, que cada vez mais, enfrentarão resistência à compra de nossos produtos.


Médico russo mata, desmembra e cozinha mulher por ela ser transexual

Previous article

Três brasileiros são acusados de arrombar mais de 200 carros no Japão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo