ComunidadeDestaquesNotícias

Após ser “responsabilizado”, Trump admite que algo deve ser feito em relação as armas

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta segunda-feira que os republicanos e democratas concordem com um controle mais rígido das armas de fogo, ligando esta iniciativa ao seu projeto de reforma da imigração.

“Republicanos e democratas devem se unir e obter verificações sólidas de antecedentes, talvez agregando essa legislação à reforma da imigração desesperadoramente necessária”, tuitou Trump pouco antes de se dirigir à nação após dois massacres que deixaram o fim de semana 29 mortos e dezenas feridos no Texas e em Ohio.

Trump disse no domingo, após os ataques, que “o ódio não tem lugar” nos Estados Unidos e apontou as doenças mentais como responsáveis pelos tiroteios. “São pessoas que realmente têm doenças mentais muito, muito graves”, disse ele, uma declaração que a polícia não confirmou. “Temos que fazer isso parar. Isso vem acontecendo há anos”, acrescentou.

Democratas responsabilizam Trump por massacres

Pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos responsabilizaram o presidente Donald Trump por dois massacres que aconteceram em menos de 24 horas no país. Neste sábado (3), um atirador matou ao menos 20 pessoas em um hipermercado da rede Walmart em El Paso, no Texas. Na madrugada deste domingo (4), um outro ataque a tiros deixou ao menos nove mortos na cidade de Dayton, em Ohio. Beto O’Rourke, nascido em El Paso, culpou o presidente Trump por incentivar o medo dos americanos em relação aos imigrantes e incitar a violência.

Resultado de imagem para beto o'rourke

“Ele é racista e alimenta o racismo neste país. E isso não só ofende a nossa sensibilidade, isso muda fundamentalmente as características deste país e o leva à violência”, disse O’Rourke em entrevista ao canal CNN. “Tivemos um aumento nos crimes de ódio em cada um dos últimos três anos durante o governo de um presidente que chamou os mexicanos de estupradores e criminosos”, afirmou, referindo-se a uma das justificativas de Trump para construir um muro na fronteira entre os EUA e o México. A lista de vítimas do massacre inclui seis mexicanos mortos e outros sete feridos, de acordo com o governo do país.

Outro pré-candidato democrata à presidência, Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, afirmou que os políticos e a Casa Branca estavam “hesitantes em condenar o terrorismo da supremacia branca porque estavam constrangidos”. O senador Cory Booker foi mais um pré-candidato a responsabilizar Trump por semear o ódio. “Suas palavras foram alimentando a su premacia branca e dando licença a ela, e nós estamos vendo os resultados horríveis desse ódio hoje.” Em entrevista coletiva neste domingo (4), Trump afirmou que “não há lugar para o ódio neste país”. A jornalistas em Morristown, New Jersey, o presidente disse que fará um pronunciamento na segunda-feira (5) sobre os ataques.

Resultado de imagem para Cory Booker

O republicano ainda disse que tem discutido com o FBI, o secretário de Justiça, William Barr, e membros do Congresso sobre o que pode ser feito para prevenir casos de violência como os ocorridos neste final de semana. Em defesa de Trump, Mick Mulvaney, chefe de gabinete em exercício na Casa Branca, afirmou que nenhum político é responsável pelos massacres. “A pessoa que foi responsável foi a que puxou o gatilho. Precisamos descobrir como criar menos esse tipo de pessoa, e não tentar culpar quem está indo para a próxima eleição. Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, no estado de Indiana, afirmou que os políticos e a Casa Branca estavam hesitantes em condenar o terrorismo da supremacia branca porque estavam constrangidos. “Você não precisa de muita imaginação para juntar os pontos aqui. É muito claro que esse tipo de ódio está sendo legitimado do topo”, disse. O senador por New Jersey Cory Booker ​responsabilizou Trump por semear o ódio. “Suas palavras foram alimentando a supremacia branca e dando licença a ela, e nós estamos vendo os resultados horríveis desse ódio hoje.”


Terror: Ataques a tiros nos EUA deixam 29 mortos em 12 horas

Previous article

Com quase 2 metros, brasileira se destaca no basquete dos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade