Estudante de Utah ficou em coma por usar cigarros eletrônicos

Estudante de Utah ficou em coma por usar cigarros eletrônicos
05 setembro 13:32 2019 Imprimir

Maddie Nelson residente do estado de Utah, durante semanas sentindo náuseas, vômitos e dores no peito, por isso precisou ser levada ao hospital no dia 27 de julho.

No dia 31 de julho, a jovem foi transferida para outro hospital e, por esta altura, “mal conseguia respirar”, escreveu a família na plataforma GoFundMe. A situação “passou de grave a potencialmente fatal” e um raio-X mostrou “danos graves nos pulmões”. Perante a situação, os médicos optaram por colocá-la em coma induzido, entubada, enquanto lutava pela vida. E foi no dia 1 de agosto que Maddie recebeu o diagnóstico depois de ter realizado duas broncoscopias. Os resultados indicavam que a jovem de 18 anos sofria de pneumonia eosinofílica aguda, uma doença pulmonar causada pelo acúmulo de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco, nos pulmões. Na base da situação clínica, acredita o médico, está o fato de a jovem fumar cigarros eletrônicos.

Depois de receber esteróides, ao final de três dias a jovem foi retirada do coma. Maddie já consegue respirar sozinha, mas ainda usa oxigênio para poder respirar, evitando assim sentir dores no peito. Maddie partilhou em redes sociais, fotos no hospital enquanto pedia para que os seguidores parassem de fumar cigarros eletrônicos. “Estou partilhando a minha história para que todos saibam que esses cigarros não são seguros e que quase me custou a vida”, escreveu. De acordo com o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os cigarros eletrônicos “expõem os consumidores a muitas substâncias diferentes para as quais temos pouca informação sobre danos relacionados – incluindo aromas, nicotina, canabinóides e solventes”. Aliás, dados do Centro dão conta que quase 200 pessoas contraíram doenças pulmonares por fumar cigarros eletrônicos.

  Editorias:




Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda...

Seja o primeiro a comentar!.

Publique seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.