DestaquesMundoNotícias

Prefeito de cidade japonesa condecora brasileiros por atividades multiculturais

0

Na quinta-feira (31), os brasileiros João Masuko, presidente do grupo Servitu/Servipan, e a professora Aiko Kanashiro, diretora da NPO Arase, foram condecorados na prefeitura da cidade de Hamamatsu no Japão.

Eles receberam uma homenagem do prefeito da cidade, Yasutomo Suzuki, que entregou aos brasileiros um diploma e um brasão de “Louvor por Atividades Multiculturais em Hamamatsu”. Durante a cerimônia, João Masuko recebeu mais uma vez o reconhecimento pela prestação de serviços voluntários após o forte terremoto seguido de tsunami que abalou a região de Tohoku em 2011. O empresário brasileiro reuniu 50 voluntários conterrâneos e distribuiu em Fukushima água, churrasco e outros alimentos.

Resultado de imagem para João Masuko

Lisonjeado com a homenagem, Masuko agradeceu ao prefeito e contou que não possui nacionalidade japonesa e é filho de japonês. “Meu pai é natural de Fukushima e eu tenho um primo lá, que me ligou na época do desastre e contou que não podia beber água por causa da contaminação e que estavam se alimentando mal. Eu quis ir lá ajudar, passei uma semana fazendo churrasco”, contou.

Masuko também mencionou o movimento par auxiliar os estrangeiros que estão no Japão para trabalhar e que completa 30 anos em 2020 e as dificuldades que os brasileiros passaram quando vieram tentar a vida no Japão. Outra atividade importante a ser mencionada foi o Concurso Internacional de Karaokê, realizado duas vezes ao ano no restaurante Servitu, e que terá a próxima edição no dia 17 de novembro. “Nós já estamos na 17ª edição do concurso internacional, que é um evento raro no Japão, com o objetivo de estreitar as relações de amizade entre os japoneses, brasileiros e outros membros das comunidades estrangeiras”, frisou.

Em entrevista, Masuko comentou que recebeu com surpresa e gratidão a homenagem. “Eu não esperava e fico muito grato. Nós fazemos bastante eventos com as comunidades estrangeiras, não apenas brasileiros, mas também vietnamitas, nepaleses, filipinos e outros. Sempre que possível ajudamos a prefeitura e a HICE (Fundação Internacional de Hamamatsu) na realização de eventos multiculturais. Fico muito feliz com esse gesto”, contou. Aiko Kanashiro, que também foi homenageada por suas atividades culturais, também colabora com o Concurso de Karaokê como jurada. Na frente da NPO Arase, Kanashiro realiza um trabalho de extrema importância na comunidade, auxiliando crianças estrangeiras na adaptação ao sistema das escolas japonesas e superação das dificuldades educacionais.

Resultado de imagem para João Masuko


Agenda Cultural 07/11/19, by Roger Costa

Previous article

Utilidade pública: Autoridades de New Jersey alertam sobre surto de hepatite A

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques