ComunidadeDestaquesNotícias

Sem construir muro, Trump usa acordos para afastar imigrantes dos EUA

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, construiu com sucesso o muro de imigração que prometeu em sua campanha –porém não no sentido físico. Políticas e programas criados por Trump dificultam a entrada de milhares de imigrantes no país.

Nos últimos meses de 2019, o governo Trump começou a implementar acordos com países da América Central para ajudar a manter refugiados longe dos Estados Unidos, conforme destacou o site Axios. Por exemplo, alguns hondurenhos estão sendo enviados para a Guatemala –país com maior número de imigrantes que chegaram à fronteira norte-americana no ano passado. O secretário do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Chad Wolf, disse que os detalhes de 1 acordo com Honduras serão fechados em breve. Assim que isso acontecer, as autoridades poderão começar a mandar imigrantes mexicanos, da América Central e da América do Sul para Honduras ou El Salvador –mesmo que não sejam nativos de nenhum destes 2 países.

O ministro de Relações Internacionais de Honduras disse que o país aceitará imigrantes do México, Brasil, Nicarágua, Guatemala e El Salvador. Mais de 50.000 pessoas que buscavam refúgio na América Central já foram forçadas a aguardar os andamentos dos processos legais no México sob os Protocolos de Proteção aos Migrantes (MPP, na sigla em inglês). Desde janeiro do ano passado, apenas 177 pessoas que estavam aguardando o andamento do processo no México conseguiram refúgio nos EUA por 1 juiz de migração, segundo dados do tribunal de imigração coletados pela Transaccional Records Access Clearinghouse da Universidade de Syracuse. Mais de 15.000 receberam ordem de remoção.

Em dezembro do ano passado, 40.620 migrantes foram presos ou afastados da fronteira. O maior número foi registrado em maio, quando 144.116 pessoas foram afastadas. Apesar do sucesso de dificultar a entrada e permanência de imigrantes nos EUA, os tribunais federais ainda podem derrubar as políticas e programas que exercem a função de “muro”. Já a construção do muro físico continua lenta. Segundo o Washington Post, o presidente “está se preparando para desviar US $ 7,2 bilhões adicionais no financiamento do Pentágono para a construção do muro de fronteira –5 vezes o valor autorizado pelo Congresso”. // Fonte: Poder360.


Atenção: EUA estudam enviar ao México imigrantes brasileiros irregulares

Previous article

IMAGENS: Nova caravana de migrantes avança rumo aos EUA. México tenta conter grupo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade