DestaquesNotíciasUSA

Juiz federal de Maryland suspende política de Trump que permite recusar refugiados

0

Um juiz federal dos bloqueou na semana passada um regulamento da administração do presidente Donald Trump, que permite aos governos estaduais bloquear a recepção de refugiados, porque considera arbitrário e contrário aos desejos do Congresso.

O juiz federal Peter J. Messitte, de Maryland, disse que a nova política de refugiados do governo Trump, que permite que governos estaduais e locais se recusem a receber refugiados, é provavelmente “ilegal”, então ele a suspendeu, embora ele acredita que o governo recorrerá dessa decisão.

A política de Trump, anunciada em setembro passado, permite que governadores e autoridades locais em todo o país recusem a recepção de refugiados, simplesmente expressando-a por escrito, de modo que somente aqueles que estejam dispostos e preparados para uma inserção bem-sucedida na sociedade os admite.

“Conceder aos estados e governos locais o poder de autorizar o reassentamento de refugiados, ou seja, ter o poder de veto para determinar se os refugiados serão recebidos entre eles, se opõe à clara intenção do Congresso”, disse o magistrado, e ele acrescentou que essa medida é “arbitrária e caprichosa, além de inerentemente suscetível a preconceitos ocultos”.

Na sexta-feira, o Texas se tornou o primeiro estado a anunciar sua recusa em receber refugiados, depois de enviar ao governador Greg Abbott uma carta ao secretário de Estado Mike Pompeo, notificando-o de que seu estado “não pode comprometer-se com os planos iniciais de reassentamento de refugiados para o ano fiscal de 2020 “.

De acordo com o Serviço Luterano de Imigração e Refugiados, até o momento houve 42 governadores e mais de cem empresas municipais que anunciaram sua intenção de receber refugiados, enquanto os governadores dos sete estados restantes ainda não decidiram.

O Serviço Luterano de Imigração e Refugiados foi uma das três organizações que entraram com uma ação contra os regulamentos de Trump para a recepção voluntária de refugiados, considerando que isso gerou caos e confusão e ameaça desmantelar a rede de apoio a refugiados no país.

O Texas é o estado que recebeu o maior número de refugiados, com quase 2.500 no ano fiscal de 2019, um argumento usado por Abbott para rejeitar a recepção de mais pessoas.

Desde que chegou ao poder, Trump reduz o número de refugiados que podem se instalar anualmente no país e, para este ano fiscal, ele estabeleceu o limite de 18.000, em comparação com os 110.000 admitidos em 2016.


Detectado o primeiro caso de contaminação por coronavírus em Seattle, estado de Washington

Previous article

Grupo Brazilian Press entra em uma nova fase com contratação de Gestora Executiva

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques