MundoNotícias

Níveis da poluição do ar na Itália diminuem com quarentena por Coronavírus

0

A ESA, Agência Espacial Europeia, divulgou o último relatório sobre poluição na Europa feito pela sonda Sentinel-5, em parceria com o Instituto Copérnico. O resultado foi uma notável diferença nos níveis de poluição na região da Itália, que está em quarentena total devido ao coronavírus.

Os níveis de poluição emitidos pelo país podem ser vistos através de imagens feitas pela ferramenta com o nome de Tropomi, instalada na sonda europeia. O mapa mostra uma queda nos níveis de gases nocivos na atmosfera terrestre. “O declínio no dióxido de nitrogênio e outros gases danosos à vida nas regiões industrial da Itália é completamente notável”, aponta o diretor da missão Sentinela na ESA. O Sentilela-5 é o primeiro satélite com função exclusiva para fazer medições atmosféricas. Cotidianamente ele envia informações sobre carbono, ozônio, dióxido sulfúrico, metano entre outros.

O nível de medição e monitoramento atmosférico (CAMS), dado do Sentinela observou um declínio entre 20% e 30% em relação ao mês de fevereiro dos últimos três anos na Itália. O poluente que mais caiu foi o PM2.5, um dos mais danosos de acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde. Esta foi a maior queda causada por um evento único desde que começaram as medições via satélite, De acordo com os dados da ESA. Resultados similares foram recolhidos na China no mês passado, período de quarentena mais severa no país. “Este é o instrumento de medição da poluição terrestre mais preciso que temos, e todos os dados recolhidos estão disponíveis ao público. Essas missões vão nos dar informações precisas sobre poluição, radiação solar e o ozônio estratosférico”, afirmou a ESA em declaração.

Em um esforço coletivo, a Itália declarou quarentena geral no último dia 10 por todo seu território como forma de conter o rápido avanço do coronavírus. O país se tornou o principal foco da doença, superando a China, onde ocorreram os primeiros casos. Proibição de aglomerações públicas e liberação para viagens apenas em casos de emergência e com liberação por escrito. Rotinas de trabalho e escola também foram quebradas e a ordem geral é que todos fiquem em casa. “Todos devemos desistir de algo pelo bem da Itália. Temos que fazer isso agora, e só poderemos se colaborarmos e nos adaptarmos a essas medidas mais rigorosas. Foi por isso que decidi adotar medidas ainda mais fortes e severas para conter o avanço e proteger a saúde de todos os cidadãos”, afirmou o première italiano Giuseppe Conte durante o anúncio das medidas em rede nacional.


Cruzeiro paralisa atividades do time profissional por tempo indeterminado por causa do coronavírus

Previous article

China iniciará testes clínicos de vacina contra coronavírus em humanos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo