ComunidadeNotícias

Helio de Sousa, uma rota de sucesso!

2

Por Teresa Pinto

helio de sousaO dia 4 de maio de 2013, tornou-se uma data muito especial para o pintor e estilista Helio de Sousa. Na noite deste dia, no Parker Playhouse, em Fort Lauderdale, Florida, ele recebeu o seu primeiro prêmio como artista plástico, na categoria Arte Visuais, do conceituado Press Award, que também tem edições no Japão e Reino Unido.

Uma premiação aos brasileiros mais destacados do ano nos Estados Unidos. Como também, uma homenagem as personalidades brasileiras, nomes consagrados, da literatura, música, teatro, jornalismo, entre tantas outras categorias. Somente para citar alguns dos que receberam o “Lifetime Achievement”: o escritor Luís Fernando Veríssimo, a cantora Maria Bethânia, a jornalista Gloria Maria. Em 2013, a consagradíssima atriz Bibi Ferreira, numa recepção especial no consulado brasileiro de Nova York, recebeu o seu troféu; e o cantor Carlinhos Brown, entre outros, foram uns dos homenageados neste ano tão importante para o Helio.

Helio de Sousa, na sua juventude fez os primeiros “rabiscos”, mas sentindo que a sua vida profissional não se desenvolveria no Brasil, “guardou os lápis na gaveta”, e, pouco depois, veio para Nova York, onde foi levado para a indústria do cabelo, pelo talento e leveza das suas mãos.

Então, o trabalho com as cores sempre esteve presente na sua vida, além de desenvolver o seu senso de estética.

A carreira de pintor iniciou quando Helio questionava alguns valores, um despertar espiritual através, que muitos poderiam entender como crise existencial. Ele começou a perceber que mesmo após ter conseguido sucesso profissional e financeiro, ainda faltava alguma coisa.

Nesta fase aderiu a Yoga, e na saída de uma das aulas, ao parar numa banca de jornal, viu a “chamada” de uma artigo sobre Andy Warhol, artista com quem sempre se identificou, onde havia uma bota do Andy como ilustração da matéria. Ao ver esta imagem, imediatamente, ouviu uma voz interior, um “insight”, que disse: “Sapato tem alma, ele é mais do que uma peça do vestuário, ele revela a personalidade das pessoas!”. Assim, reencontrou a alma do artista, que emergiu de dentro do Eu, para libertar a sua essência.

A primeira exposição do Helio de Sousa aconteceu no XIII Festival Gastronômico e Cultural, do Festival Anual Cultural de Tiradentes, em 2010, antes de um ano da criação do primeiro quadro da coleção “Shoe Has Soul”.

Saindo de Minas Gerais, uma exposição rotativa, por cinco meses, se instalou na Barney’s de Nova York, uma das mais conhecidas lojas de departamentos do mundo!

Estas duas primeiras exposições comprovaram o sucesso imediato do seu trabalho inovador, e o caracterizou como artista internacional.

A segunda exibição se realizou no Consulado Geral do Brasil de Nova York, em julho de 2011.

Helio não parou por aí, ainda no mesmo ano, suas pinturas participaram do Fire Island Arts Project, no 13th Bienal Art Show, no estado de Nova York, em agosto.

Pouco depois, mais uma exibição rotativa, por dois meses, em outras vitrines famosas, da New York “Look”, nas lojas do Soho, 5ª Avenida e Lincoln Center. Quando foi apresentado o modelo de sapato feminino, “Butterfly Shoe”, criado por Helio, exclusivamente para o estilista de modas Victor D’Zenk – Coleção de Verão 2011.

O trabalho artístico do Helio de Sousa, foi selecionado para uma outra exposição em outubro de 2012, na também conceituada loja Ornare, uma das mais conhecidas da Florida, desta vez, com uma nova coleção, a New Collection of Iconic Footwear “Shoe Has Soul”.

O ano de 2012 encerrou com mais uma exposição muito representativa na carreira do Helio de Sousa. De 18 a 25 de novembro, a exposição Brazil and Haiti Tropical Souls, apresentou o seu trabalho numa das áreas destinadas as exibições artística e cultural da ONU.

Na oportunidade a embaixadora Maria Luiza Vioti, que está à frente da Missão Brasileira na ONU, foi homenageada.

O absoluto sucesso desse evento concretizou o seu nome como um pintor que representa a cultura brasileira no exterior, na maior expressão artística. Helio de Sousa, que tem vivido no universo feminino embelezando as cabeças das mulheres mais elegantes, bonitas e famosas, e agora, as reverência retratando também a beleza das suas almas, chegando aos seus pés, levando a mesma beleza que leva as suas cabeças! Helio vem retratando a “alma” das pessoas sem distinção de idade e sexo. Como no caso do ex-presidente do Brasil, Tancredo Neves, cujo o sapato foi enviado por seus familiares para registrar a memória afetiva da família, após o seu falecimento.

Helio de Sousa tem pintado os sapatos de personalidades brasileiras e novaiorquinas, eis algumas delas:

Pintura dos Sapatos encomendados por (coleçÃo particular):

Marcas e proprietários:

1. Aturno – Lidia Bastianich

2. Timberland – Michael Lyall

3. Calvin Klein – Francisco Costa

4. Valentino, Versace, Lanvin – Michele G. de A

5. Christian Dior – Sandra Alvim

6. Balenciaga – Isa Britman

7. YSL – Stefane Greenfield

8. Havainas – Julio Bogoricin

9. Calvin Klein – Leilão da Brazil Foundation

10. Issa – Daniela Helayel

11. Cristian Louboutin – Oliver Engert

12. Pellegrini – Presidente Tancredo Neves (a pedido da família)

13. Carmen Miranda – Museu Carmen Miranda (solicitação do museu)

14. Hemes – Nicolas De Niro e Gabriella De Niro

15. Blue Shoe – Maestro Francisco Nunes

16. Butterfly Shoe criado por Helio de Sousa – Victor D’Zenk (coleção de verão de 2011)


Koehler & Isaacs realizará 4º Seminário Gratuito no Ironbound

Previous article

Social Press . 16/05/2013

Next article

You may also like

2 Comments

  1. Ele e uma estrela que caiu do ceu,alem de um grande ser humano!Seus quadros me fascinam,super feliz por ele,premio mais que merecido,Parabens menino lindo!Parabens Teresa Pinto pela materia espetacular!

  2. Muito merecido! O Helio e incrivel! Que esse seja um dos muitos premios que ele ainda vai ganhar. Linda a reportagem! Parabens!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Comunidade