BrasilNotícias

Carro sem motorista será realidade na próxima década

0

motorista

Imagina tomar várias cervejas na balada e descobrir voltando para casa que ninguém dirigia o teu carro. Hoje a cena só ocorre na ficção, mas dentro de cinco a dez anos tem grande chance de se tornar realidade. Ficou interessado? Então você precisa conhecer mais sobre o CARINA ou Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma, desenvolvido pelo professor Denis Wolf e os alunos de pós-graduação da USP de São Carlos (SP).

O modelo feito sobre um Fiat Palio Weekend conta com milhares de sensores que o permitem rodar por aí sem motorista e com total segurança. “Você pode ocupar seu tempo lendo, respondendo um e-mail e se você passar da medida na bebida a noite não vai ser um problema voltar para a casa”, explica o professor Denis Wolf, da USP-São Carlos, responsável pelo projeto ao lado de uma turma de 15 alunos de pós-graduação.

Segundo Wolf, a tecnologia pode melhorar o trânsito e se fosse vendido hoje, o CARINA valeria cerca de R$ 320 mil. “A primeira aplicação é a redução de acidentes, pois a comunidade científica acredita que dentro de 5 a 10 anos, será mais seguro andar em um veículo guiado pro computadores do que por humanos”, explica.

O sistema funcionamento basicamente por câmeras localizadas no teto e sensores espalhados pelo mesmo local e também nos para-choques. Eles monitoram toda a região ao redor, inclusive animais e pessoas que possam entrar na frente do veículo e passam as informações para uma central localizada no porta-luvas, que toma as decisões rapidamente.

O CARINA é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Tio de líder da Coreia do Norte teria sido deposto e assessores executados

Previous article

Reajuste de preços de combustíveis não será automático, diz Petrobras

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil