BrasilNotícias

Pimentel admite possibilidade de racionamento “severo” de água em Minas

1

aguaO governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse ontem (quarta-feira 28), que o estado pode enfrentar um racionamento “severo” de água daqui a três meses. O estado é um dos mais atingidos pela crise hídrica que ameaça o abastecimento em parte do país.

“Se não chover, se o consumo não cair e a vazão não aumentar, se não conseguirmos mais captação, em três meses vamos ter que racionar severamente”, disse o governador após reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, no Palácio do Planalto, para discutir a situação dos reservatórios mineiros.

Apesar do diagnóstico pessimista, Pimentel espera que medidas emergenciais possam atenuar os impactos da escassez e evitar o racionamento. O governo mineiro estabeleceu a meta de economia de 30% de água na região metropolitana de Belo Horizonte e criará uma sobretaxa para quem consumir mais água que em 2014. Além disso, uma obra de transposição do Rio Paraopeba para o Rio Manso, que abastece a capital, deverá melhorar o cenário até o fim do ano, antes da próxima estiagem.

“Vai chover um pouco, podemos aumentar a captação mesmo sem essa obra [transposição] e o consumo vai cair. Colocamos essa meta de 30%, que é uma meta factível e que nos permite vislumbrar atravessar o ano sem medidas drásticas, mas se isso não acontecer, vamos para o rodízio e para o racionamento”, confirmou.

A obra de aumento da vazão do Rio Manso deverá ficar pronta em novembro e será financiada com um aditivo em um contrato de Parceria Público Privada que já existe, de acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

“Esse contrato que já existe será adaptado para aumentar a vazão para esse reservatório. Nós não temos outros detalhes, isso vai ser trabalhado entre as equipes técnicas. A ideia é que a gente tenha detalhes até o fim de fevereiro para que o governo federal possa decidir como vai auxiliar nisso: pode ser com a inclusão entre as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], como foi feito com obras de São Paulo, pode ser uma ação conjunta para viabilizar a execução desse investimento, no que se refere a licenciamento que depende do governo federal e outras modalidades”, explicou.

Segundo Pimentel, a obra custará “menos de R$ 1 bilhão”. O governador criticou a ausência de medidas do governo anterior em relação à crise hídrica em Minas e disse que a situação já era conhecida desde o ano passado quando o governador era Alberto Pinto Coelho, do PP, que assumiu o cargo no lugar de Antonio Anastasia, do PSDB, em abril. Anastasia deixou o cargo para concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições do ano passado.

“Essa situação já podia ter sido detectada em meados do ano passado, a Agência Nacional de Águas chegou a fazer dois alertas para a Copasa, nossa empresa estadual de saneamento, em agosto e em setembro, sobre a gravidade da situação, e esses alertas não foram levados em conta. A população não foi comunicada da gravidade da situação e essas medidas de economia, que podiam ter sido adotadas há seis meses, não foram. Vão ter que ser tomadas agora, com atraso, e portanto, com mais intensidade”, comparou.

Além de Pimentel, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, também será recebido por Dilma na quarta-feira para discutir medidas de apoio do governo federal no enfrentamento da crise hídrica.


Ministros negociam alteração de medidas que restringem benefícios trabalhistas

Previous article

Dilma defende ajustes feitos pelo governo em primeira reunião ministerial de novo mandato

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Governo de Minas pretende beneficiar quem desperdiçava água nos últimos 12 meses.
    O governador deixa claro já no início de seu governo que não irá aplicar políticas públicas iguais para todos.
    Fato: Quem desperdiçou água nos últimos 12 meses lavando carrões enchendo piscinas, não temerá a taxa imposta pelo atual Governo de Minas pois sua média de consumo é alta. Basta abrir mão de algum privilégio para continuar tendo água a vontade sem nenhum sofrimento.
    Já quem por princípio ou necessidade utilizava a água somente para consumo básico, tem sua média baixa. Terá agora que se sacrificar ainda mais.
    Resumindo o fato: _O rico isento de taxas e o pobre pagando a conta.
    Como sugestão: A cobrança deveria ser por volume e não por média. por exemplo uma conta que tiver seu consumo acima de 400 litros por dia será taxada.
    Outra sugestão: A cobrança deveria ser por habitante, assim uma família com até quatro pessoas poderá gastar por exemplo 400 litros de água por dia. Acima de quatro pessoas 50 litros por pessoa a mais. As empresas deverão informar a que se destinam o consumo e demonstrar o que fazem para economizar.
    Sr. Governador de Minas Gerais a água é essencial para todos em quantidade e qualidade. Tarifar a população que o elegeu em prol de poucos é sinal de fraqueza. Promessa é dívida, mesmo em campanha política. Não há espaço mais para exploração do pobre neste Estado. Se a medida prevalecer o senhor Governador de Minas já decidiu quem pagará a conta e quem terá sede.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil