Francisco SampaNotícias

Francisco Sampa: O que significa mesmo ser cidadão?

0

francisco_sampaCada dia que passa mais vezes me pego rindo das notícias do que acontece em nossa Terra Brasilis. Quando a nossa presidenta e os políticos por nós eleitos falam de respeito aos direitos dos cidadãos, primeiro me pergunto: será se eles sabem o que é ser cidadão? Só para que não restem dúvidas, fiz questão de buscar no dicionário o significado dessa palavra. Aí encontrei dois e são eles: habitante da cidade e indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos (vale aqui o destaque).

Bom, isto posto, volto ao que estava conjecturando. Se somos cidadãos e temos direitos civis e políticos, por que não fazemos uso deles? Estamos mesmo nos acostumando a levar pancada na cabeça e sermos escravizados pelos senhores de engenho? Acho que sim. Toda essa explanação que fiz foi para poder falar de mais um golpe que levamos: o uso obrigatório do extintor de incêndio.

Primeiro disseram que se os motoristas não comprassem o tal do Extintor ABC, (muito mais caro do que os antigos, olha o golpe aí gente…), que tem validade por mais tempo e que é mais seguro e essas papagaiadas todas. Deram um prazo para a obrigatoriedade do uso. Adiaram porque ainda não havia o suficiente no mercado. Depois estenderam o prazo porque sei lá o motivo mais. Finalmente, quando quase todos já havia comprado o tal do equipamento, os comerciantes fizeram dívidas e estocaram o produto, na última hora chegam à conclusão de que não só não teremos mais que trocar de extintor, como também não precisamos de jeito nenhum ter essa porcaria, porque chegaram à conclusão de que somos burros duas vezes:

1 – Porque como sempre ficamos balançando a cabeça e fazemos exatamente o que nos mandam fazer sem contestar, se é obrigatório ter, vamos lá comprar não importando quanto custa, porque tem a tal da multa e os pontos na carteira.

2 – Porque descobriram que não sabemos usar um equipamento tão sofisticado e cheio de avançadas tecnologias como um extintor e que é pior ter do que não ter.

Brincadeira besta. Como podem tirar tanta onda com a cara do povo brasileiro e ninguém, mas ninguém mesmo fazer nada a respeito? Daqui a pouco nos mandarão pular de um precipício porque se não o fizermos seremos multados (morto paga dívida?), e com certeza todos os bons cidadãos cumpridores de suas obrigações o farão sem pestanejar. Vou falar uma coisa, parece-me que ninguém ainda perdeu a vergonha para que essas bestas que chamamos de governantes achem e ao menos apareçam em rede de comunicação pedindo desculpas ao povo que os elegeram pela gafe cometida, afinal errar é humano e arranjem uma forma de ressarcir todos aqueles que neles confiaram e acreditaram na boa fé que tiveram em se preocupar com as nossas ínfimas vidas.

A todos uma boa semana e um fraternal sampraço.


Léa Campos: Senhorita Bola

Previous article

Fato Policial by Roger Costa . 01/10/2015

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.