Francisco SampaNotícias

Francisco Sampa: Um Rio Doce de lama em um Brasil sem vergonha

0

francisco_sampaSão vários os rios da minha vida, nasci às margens do Beberibe na minha saudosa e querida revolucionária Recife. Foram anos pescando cará e piaba em suas margens. Eu e Carmelita por algum tempo, fizemos do rio a nossa despensa aquática, área de lazer e máquina de lavar, em tempo de sonhos de que o amanhã seria melhor e próspero e que Deus proveria um futuro melhor… Embora não saiba nadar, tenho fascínio por rio e mar e assim levo a vida desde menino de calça curta entre um rio e outro, o Beberibe, o Capibaribe e outros mais. Ah velho Chico da redenção, estás no corredor da UTI Chicão, porém Deus é maior que a cobiça, ganância e o descaso dos homens.

Li e assisti nos telejornais com tristeza no coração e literalmente lágrimas nos olhos a situação de Mariana, lá nas terras gerais das minas de todos nós. Oh Minas Gerais, te conheci e nunca te esquecerei jamais! Do sul com tuas águas mornas e suas caldas, das serras e seus currais, dos vales, montanhas, tua culinária ímpar no planeta, das tuas histórias de inconfidência e lutas e liberdade mesmo tardia. Choro com Minas e com o seu povo a morte do Rio Doce, dita por especialistas em hidrografia… dá licença Drummond e agora… o rio que agonizava está nos estertores da morte… o sabiá vai perder seu canto de frases ligeiras, a fauna e a flora ribeirinha… E o povo às margens do rio e as cidades que cresceram lá tendo pesca, fruto e lazer, como será o futuro? Pior que o mar de lama dos vales mineiros só o tsunami de lama no executivo e legislativo brasileiro, a incompetente presid…anta levou sete dias para sobrevoar a região e balbuciar suas sandices costumeiras. Nos EUA George Bush demorou três dias para sobrevoar New Orleans por ocasião do Katrina em 2005 e a gritaria foi geral, por aqui estavam mais preocupados com o resultado do jogo entre Brasil e Argentina e o atentado em Paris do que com a desgraça em nossa própria casa. As consequências do desastre de Mariana serão bem piores do que os atuais mortos e desaparecidos. Houve negligência na fiscalização, na cobrança por parte dos incumbidos da tarefa e não a fizeram com a devida e merecida atenção merecida. Com o tempo mais mortes virão por falta d’água por doenças, contaminação das águas e dos mananciais. Esperem e verão… enquanto a lama desce rumo as aguas do Oceano Atlântico…

Outra lama está destruindo a nação brasileira, a lama da falta de vergonha na cara do povo, de governados e governantes,  o povo esquece, somos maiores e muito mais fortes do que essa corja de safados e ladrões que estão no poder em todo o Brasil, nas prefeituras, nos palácios dos governos estaduais e federal, vamos fazer uma limpa, vamos cortar a própria pele e tirar essa gente do poder, já que todo o poder emana do povo, vamos exercê-lo, dando a cara, lavando, limpando a nação brasileira destes políticos safados, ladrões tão enlameados quanto os vales mineiros depois do desastre de Mariana. Chega de um Rio Doce de lama em um Brasil sem vergonha.

Boa semana meu povo. Cordial e fraternal sampraço.

Minas, tô contigo uai!


Léa Campos: Mais Uma Que Se Vai

Previous article

Fato Policial by Roger Costa . 17/12/2015

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *