ComunidadeNotícias

Novo estudo sugere caminho para frear Alzheimer

0

alzheimerUm estudo britânico sugere que o bloqueio da produção de novas células do sistema imunológico no cérebro pode reduzir problemas de memória comuns em casos do mal de Alzheimer.

Pesquisadores da Universidade de Southampton dizem que a descoberta reforça a teoria que dá ainda mais credibilidade à teoria de que a doença é provocada por inflamação no cérebro.

Um remédio usado para bloquear a produção destas células imunológicas – chamadas micróglias – no cérebro de ratos teve resultados positivos.

Os especialistas afirmam que os resultados são animadores e poderão levar à criação de novos tratamentos para a doença.

A maioria dos medicamentos usados atualmente para tratar demência têm como alvo as placas amiloides detectadas no cérebro de pessoas com o mal de Alzheimer.

Mas esta última pesquisa sugere que, na verdade, é preciso enfrentar a inflamação no cérebro causada pelas células micróglias para conter o avanço da doença.

A pesquisa foi publicada na revista especializada Brain.

Diego Gomez-Nicola, pesquisador líder do estudo, disse que a descoberta expôs o papel ativo destas células imunológicas do cérebro no desenvolvimento do mal de Alzheimer.

— O próximo passo é trabalhar com nossos parceiros na indústria [farmacêutica] para encontrar um remédio seguro e compatível que possa ser testado para ver se funciona em humanos.

Carência de remédios

Os ratos da pesquisa receberam o medicamento para bloquear o receptor CSF1R responsável pelo aumento das micróglias no cérebro, pela diminuição da memória e por problemas de comportamento que foram notados durante a pesquisa.

O remédio também evitou a perda de pontos de comunicação entre células nervosas no cérebro, o que geralmente ocorre nas pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.


Enzima contra o açúcar pode ser arma no combate à diabetes

Previous article

Harvest Institute faz um sorteio

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade