MundoNotícias

Misteriosos buracos aparecem em dunas na Indiana, preocupando especialistas

0

misteriosos-buracos-na-areia

No ano passado, um garoto de 6 anos, Nathan Woessner, estava caminhando pelas areias de Mount Baldy, no Indiana Dunes National Lakeshore, EUA, quando de repente desapareceu em um buraco profundo. Uma equipe de socorristas demorou cerca de três horas para puxar Nathan do buraco de 3,4 metros, de acordo com o portal Chicago Tribune.

Mais buracos apareceram em Mount Baldy, forçando funcionários do Serviço Nacional de Parques (NPS) a fechar parte do lugar localizado ao sudeste de Chicago, às margens do Lago Michigan. Mas afinal de contas, por que esses buracos perigosos de repente começaram a aparecer nas dunas?

O incidente chamou a atenção da geóloga Erin Argyilan, professora de Geociências na Universidade de Indiana Northwest. Ela estava fazendo uma pesquisa na base de Mount Baldy quando ouviu os gritos dos pais de Woessner.

Outros especialistas também estão interessados ​​nos buracos estranhos de Mount Baldy, que desde o ano passado surgem e são preenchidos com areia um dia depois. Alguns dos buracos eram tão profundos que não poderiam ser medidos com as fitas dos pesquisadores.

Segundo os cientistas, não se trata de areia movediça, mas experiências em condições controladas mostraram que areia sintética pode sugar um objeto da sua superfície, mas esse tipo de areia movediça seca nunca foi observado na natureza.

Pesquisadores da Agência de Proteção Ambiental utilizaram radares de penetração no solo (GPR) para obter uma melhor compreensão da grande duna de areia. Os levantamentos revelaram uma camada de solo enterrada sob as areias movediças que agora cobrem Mount Baldy. Essa camada de solo foi exposta à superfície durante parte do século 20, de acordo com os estudos.

O local já teve sua areia utilizada na produção de frascos de vidro. Também há estruturas feitas pelo homem, como uma velha escadaria de madeira, enterradas sob a superfície da duna.

Fotografias históricas da área foram examinadas para determinar o que mudou desde de 1930. Árvores e grama que cobriam Mount Baldy também foram enterradas. Essas descobertas levaram os pesquisadores a uma hipótese principal de que alguns itens enterrados sob a superfície de areia – árvores, estruturas produzidas e detritos – “foram enterrados pelo rápido movimento da duna em direção à terra durante o final da década de 1900”, disseram os pesquisadores em um comunicado. “A idade dos materiais e as condições de chuva durante a primavera de 2013 podem ter forçado estes materiais a se tornarem instáveis, caindo e criando aberturas na superfície”, completou o comunicado.

National Park Service continua utilizando GPR e amostras do núcleo para determinar o que se encontra abaixo de Mount Baldy, e como isso pode contribuir para o aparecimento de buracos profundos na duna. Por enquanto, a área de risco permanece fechada a visitantes.


Conheça as 25 melhores praias do mundo

Previous article

Egito reconhece erro após condenar menino de 4 anos à prisão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo