ComunidadeNotícias

Fotógrafo registra o controverso mundo de meninas que juram castidade nos EUA

0

fotografoO fotógrafo sueco David Magnusson partiu para os Estados da Louisiana, do Colorado e do Arizona para registrar meninas adolescentes e seus pais durante os chamados Purity Balls.

Nessas cerimônias cristãs, as garotas prometem se manter virgens até o casamento e em troca os pais juram proteger a castidade delas. Às vezes, pai e filha até trocam alianças de compromisso.

Quando as fotos foram publicadas na internet, as reações foram extremas. “Muitas pessoas se sentem provocadas por essas imagens – alguns ficam curiosos, perguntam sobre meu projeto e entendem o fenômeno, enquanto outros detestam. Isso nos diz muito sobre cada pessoa”, conta Magnusson.

Magnusson descobriu os Purity Balls depois de ler uma reportagem em uma revista sueca. “Imaginei encontrar esses pais americanos cheios de medo, sentados na entrada de casa com seus revólveres, tentando proteger a honra da família”, conta.

“Queria saber por que eles fazem isso e, conforme fui me informando mais, entendi que eles só querem o melhor para suas famílias. Em muitos casos, são as próprias meninas que pedem para ir a um Purity Ball”, afirma.

Um exemplo é Gary Kruse, de Black Forest, no Colorado. Pai de Grace, de 14 anos, ele tem uma visão mais feminista da questão da castidade.

“Décadas atrás, quando uma mulher queria ser engenheira ou diretora de uma empresa, as reações eram de desprezo e ela tinha que se conformar em ser outra coisa. Acho que isso era uma distorção de sua pureza: ela não podia usar seus talentos. Não quero que isso aconteça com nenhum dos meus nove filhos.”

Ele acrescenta: “Preferia que o Purity Ball fosse chamado de ‘Baile de Pai e Filha’ porque, para a nossa sociedade, a pureza é sempre associada com a sexualidade de uma garota. Mas é uma parte importante de sua feminilidade, não tudo. Para mim, pureza é deixar meus filhos aflorarem da maneira que estão destinados e não os deixar simplesmente seguir a imagem que outras pessoas constroem para eles”.

Magnusson conta que quis fazer belas imagens para que as meninas e seus pais se sentissem orgulhosos delas – da mesma maneira que se sentem orgulhosos de seus votos de castidade. “Mas pessoas com outras histórias de vida podem acabar enxergando algo completamente diferente nessas fotos”, diz.

Muitos Purity Balls são organizados pelas próprias mães das meninas. O formato pai e filha foi adotado para incentivar os homens a ter um papel mais significativo nas vidas das garotas.


Microcefalia e vírus do gado podem estar ligados e isso preocupa OMS

Previous article

Estrangeiro, aluno da USP, vira réu por estupro e foge para o exterior

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade