MundoNotícias

Sudão do Sul está recrutando crianças como soldados, denunciam EUA

0

EUA denunciam

Os Estados Unidos expressaram na quarta-feira (31) seu horror diante dos relatos de que o governo do Sudão do Sul está recrutando crianças como soldados para lutar na guerra civil, e advertiu que estes funcionários poderiam enfrentar sanções.

Os EUA foram um dos países que mais apoiou e patrocinou a criação do novo Estado da África, que conseguiu sua independência do Sudão em 2011, mas desanimou diante da violência e do caos em que se afundou.

No início do mês, a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) advertiu que todas as facções que participam da guerra civil estão recrutando crianças para lutar, incluindo as forças do presidente Salva Kiir.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, disse nesta quarta-feira que seu país está “profundamente alarmado” com os relatos e que o uso de crianças soldados “seria uma das principais prioridades”.

“Passando por cima dos nossos chamados de pôr fim à violência no Sudão do Sul, insistimos que encerrem imediatamente o recrutamento e uso de crianças soldados por parte das forças do governo e da oposição”, assinalou.

Cerca de 16.000 crianças foram recrutadas por grupos armados – incluindo o exército nacional – desde o início da guerra civil em 2013, segundo dados da Unicef.


Não são apenas gols. 5 fatos sobre o novo artilheiro do Cruzeiro

Previous article

Mulher canadense escondeu corpos de 6 bebês em armazém durante anos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Mundo